Alta Rotação

Dicas para economizar combustível

18/03/2022
Dicas para economizar combustível | Jornal da Orla

O aumento do preço dos combustíveis não tem facilitado a vida dos consumidores. Se não dá para encher o tanque, existem algumas dicas que podem ajudar a economizar.

A forma como cada motorista dirige influencia (e muito) no consumo de combustível. Se você está acostumado com a “banguela”, saiba que este hábito não ajuda a economizar combustível, além de aumentar as chances de um acidente. Hoje, a maioria dos carros possui injeção eletrônica, que controla automaticamente a quantidade de combustível que o carro precisa. Nas subidas, a dica é acelerar no início para evitar uma aceleração maior no meio da elevação.

Saber o momento certo para a troca de marchas também ajuda a reduzir o consumo de combustível. Aprenda a ouvir o motor para saber o momento ideal. Uma marcha errada pode aumentar o consumo de combustível em até 30%. Dirigir em alta velocidade também desperdiça combustível. Acima de 90km/h o gasto de combustível é maior, já que o carro precisa vencer a resistência aerodinâmica.

O excesso de peso também é um inimigo: para cada 50kg extras no carro, o aumento do consumo de combustível é de cerca de 1%. Por isso tire tudo o que não for necessário do carro.

Janelas abertas ou o ar condicionado podem ser vilões do consumo de combustível. Principalmente nas estradas, com alta velocidade, dirigir com as janelas abertas pode aumentar o consumo do veículo em até 10%. Isso porque o ar que entra gera uma maior resistência aerodinâmica, exigindo que o carro gaste mais para vencer esta barreira. Já o ar condicionado aumenta em até 10% o consumo de combustível, pois é acionado pelo motor.

Pneu descalibrado é outro vilão. Quanto mais descalibrado, maior é a área de contato do pneu com o solo, o que aumenta a resistência com o asfalto e o consumo de combustível. Calibre sempre conforme a indicação da montadora. Alinhamento e balanceamento em dia também são importantes, pois quando as rodas estão desalinhadas o veículo fica com seu peso mal distribuído, dificultando a direção e aumentando o consumo de combustível.

Siga essa dicas e você vai notar uma sensível diferença no consumo do seu carro.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.