Alta Rotação

Dicas essenciais para a troca de óleo do seu veículo

23/02/2024
Dicas essenciais para a troca de óleo do seu veículo | Jornal da Orla

Manter a troca do óleo do carro é crucial para o bom funcionamento do motor. Isso porque os óleos lubrificantes impactam diretamente o funcionamento do motor, não apenas por ajudarem a manter a temperatura ideal e remover resíduos, mas também para minimizar o atrito entre as peças. Com base nisso, reuni dicas para ajudar a manter o motor do veículo em excelente estado e que contribuem para a segurança e eficiência do veículo a longo prazo.

Primeiro, certifique-se de seguir as recomendações do fabricante para os intervalos de troca de óleo e atente-se a fazer as revisões preventivas. Isso ajuda a manter o motor limpo e a assegurar que o óleo desempenhe de forma eficaz suas funções de lubrificação. Normalmente o recomendado fazer o serviço de revisão a cada 6 meses ou 10.000km rodados, o que acontecer primeiro.

É importante seguir as recomendações do óleo do motor indicadas no manual do proprietário. Os lubrificantes são desenvolvidos por engenharias de fabricantes do produto e de montadoras para conjuntos mecânicos específicos após vários testes. Colocar óleos de viscosidade, tipos e especificações diferentes das originais vai fazer o conjunto trabalhar mais e fora da temperatura ideal. Tal prática ainda aumenta o atrito entre os componentes metálicos, eleva o consumo de combustível, possibilita a formação de borra e pode até ocasionar a quebra do motor.

Não se esqueça de trocar o filtro sempre que trocar o óleo. Esse filtro serve para reter partículas e impurezas do circuito de lubrificação, como sujeiras, poeira e partículas de metal. Logo, não vale a pena comprar o óleo novinho e deixar ele passar pelo filtro velho e sujo.

Procure um local de confiança, com profissionais qualificados. Isso garante não apenas um bom serviço, mas também assegura que o veículo receba o cuidado necessário. Eu fico por aqui, até a próxima!

 

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço