Alta Rotação

Dicas de como cuidar bem das palhetas do para-brisa

12/01/2024
Dicas de como cuidar bem das palhetas do para-brisa | Jornal da Orla

Muitos motoristas subestimam a importância das palhetas do limpador de para-brisa, mas a verdade é que elas desempenham um papel fundamental na segurança ao dirigir, pois garantem a boa visibilidade nos dias de chuva. Quando as palhetas estão desgastadas, rachadas ou ressecadas, elas não conseguem limpar de maneira eficaz o para-brisa, resultando em manchas, riscos e visão distorcida. Isso pode tornar a condução perigosa, especialmente em situações de chuva ou neblina.

Evitar o desgaste das palhetas do limpador de para-brisa é uma questão de manutenção preventiva, por isso reuni algumas dicas importantes. A primeira delas é verificar o estado das palhetas e substituí-las sempre que necessário. A maioria dos fabricantes sugere a troca a cada 6 a 12 meses, mas isso pode variar dependendo das condições climáticas locais e da exposição ao sol.

Limpe-as com água e sabão regularmente e mantenha o reservatório do limpa vidros sempre abastecido com água e se possível algum detergente neutro. Também utilize o jato de lavagem dos vidros a cada 15 dias para hidratar as borrachas e evitar acúmulo de sujeira, o que pode danificar a borracha no primeiro acionamento. Caso seu carro fique exposto diretamente ao sol, mantenha os braços das palhetas erguidos, pois o contato da borracha com o vidro quente além de ressecar, deforma o material.

Quando chegar o momento de substituir as palhetas, escolha produtos adequados para o modelo do veículo. Existem diferentes tipos de palhetas, incluindo as de borracha, silicone e compostas, cada uma com suas próprias vantagens. Investir em palhetas de qualidade, adquirindo-as e substituindo-as em estabelecimentos de confiança, pode aumentar a durabilidade e a eficácia.

Manter as palhetas do limpador em boas condições é algo simples e economicamente acessível. Não subestime a importância de conservá-las em boas condições.  Uma visão clara é a chave para uma condução segura. Eu fico por aqui, até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço