Música

Dia Estadual do Choro em Santos

28/06/2023
Reprodução

Com o tema ‘De Garoto a Waldir Azevedo’, o Clube do Choro de Santos oferece ampla programação para celebrar o Dia Estadual do Choro. A data foi instituída em 2008, pela Lei Estadual nº 13.447, e é comemorada todo 28 de junho, em razão do nascimento do compositor e multi-instrumentista Aníbal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto. A abertura das comemorações tem início nesta quarta-feira (28), às 20h, no Teatro Guarany, com a apresentação ‘Choro em Orquestra’. A retirada de ingressos será realizada a partir das 19h, na bilheteria do teatro.

O espetáculo, dirigido musicalmente por Arizinho 7 Cordas e Caio Forster, contará com a participação de 20 instrumentistas e da cantora Preta Jô. A formação reúne no palco piano, flautas, saxofones, clarinete, violões, cavaquinhos, violino, viola, bandolim e pandeiro, com composições de Garoto no repertório.

Quinta-feira (29) a programação segue na sede do Clube, com o espetáculo ‘Regional do Clube – Homenagem ao Centenário de Waldir Azevedo’, também às 20h. O cavaquinista homenageado é autor de canções imortais como ‘Brasileirinho’, ‘Delicado’ e ‘Pedacinhos do Céu’. Waldir deixou mais de 200 gravações instrumentais e cerca de 70 composições.

Já no sábado (1º), também na sede do Clube, às 15h, um painel debaterá o tema ‘Patrimônio Cultural como propulsor de uma economia sustentável’. Na sequência, acontece apresentação musical de Alessandro Penezzi e Luizinho 7 Cordas, a partir das 18h. Todas as atividades têm entrada franca.

Programação do Dia Estadual do Choro

Quarta-feira (28/6) – Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100)

20h – Cerimonial de abertura

20h30 – Show Choro em Orquestra – direção musical de Arizinho 7 Cordas e Caio Forster

Quinta-feira (29/6) – Clube do Choro de Santos (Bulevar da Rua XV de Novembro, 68)

20h – Show Regional do Clube – Homenagem ao Centenário de Waldir Azevedo

Sábado (1º/7) – Clube do Choro de Santos (Bulevar da Rua XV de Novembro, 68)

15h – Painel de diálogo – Tema: Patrimônio Cultural como propulsor de uma economia sustentável.

Mediação: Arminda Augusto, gerente de projetos e relações institucionais do Grupo A Tribuna de Comunicação.

Convidados: Ricardo Andalaf (arquiteto e urbanista), Danilo Nunes (superintendente do Iphan/SP) e Audrey Kleys (secretária de Desenvolvimento Social de Santos).

18h – Show de encerramento com Alessandro Penezzi e Luizinho 7 Cordas