Santos

Dia do Cinema: Conheça as salas de gratuitas de Santos

18/06/2024
Raimundo Rosa/PMS

Nesta quarta-feira (19) será comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, data em que é celebrada a rica e diversa produção cinematográfica do País. Para quem aprecia filmes de qualidade, de todos os gêneros e para todas as idades, a Secretaria de Cultura (Secult) disponibiliza seis salas de exibição, com ingressos a preços acessíveis ou mesmo gratuitos.

Você conhece as salas de cinema municipais? Cine Arte Posto 4, salas Chico Botelho (Miss) e Vilas Criativas. Essas e outras salas de cinema são um verdadeiro tesouro cultural e proporcionam a todos a oportunidade de apreciar filmes de diferentes gêneros e estilos, desde os grandes clássicos nacionais e internacionais até as mais recentes produções independentes locais.

Além disso, frequentemente são realizados eventos especiais como mostras temáticas, debates e sessões comentadas com a presença de diretores e atores. Alguns desses equipamentos, mais recentemente, também estão servindo como espaço para as aulas do projeto Fábrica do Audiovisual, também gerenciado pela Secult.

Segundo o coordenador de Cinema, Ricardo Vasconcelos, a Prefeitura de Santos aposta na valorização do cinema santista com investimento em projetos e programas que incentivam a produção audiovisual local e também oferece espaços gratuitos para que toda população tenha acesso a esse entretenimento.

Quem quiser assistir aos filmes em uma das salas públicas de cinema de Santos, basta acompanhar a programação divulgada semanalmente no portal da prefeitura (www.santos.sp.gov.br) ou nas redes sociais da Secult (@culturasantos_).

Salas de cinema públicas em Santos:

– Cine Arte Posto 4 – Localizado na orla da praia, este cinema é conhecido por sua programação diversificada, exibindo filmes de arte, documentários e clássicos do cinema toda semana a preços populares (R$ 3,00 inteira e R$1,50, pagamento com dinheiro ou cartão de débito). As exibições acontecem todos os dias com sessões às 16h, 18h30 e 21h. O equipamento fica na Av. Vicente de Carvalho s/nº, próximo ao canal 3.

– Salas de Cinema Chico Botelho (Miss) – Este equipamento cultural oferece sessões especiais e lançamentos dos mais variados gêneros. Está localizado no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, e tem entrada franca.

– Cine ZN Sala de Cinema Toninho Dantas – Situado na Zona Noroeste, este cinema atende crianças do Núcleo da Escola Total da Secretaria de Educação (Seduc) todas as quartas-feiras.  Oferece programação acessível aos moradores da região, com sessões a preços populares e gratuitas.

– Salas de Cinema da Vila Criativa da Vila Progresso – oferecem sessões semanais para o público jovem e infantil com entrada gratuita. Fica localizada na Rua 3 s/nº.

– Salas de Cinema da Vila Criativa Morro da Penha – abriga sessões semanais para o público jovem e infantil com entrada gratuita (atualmente em obras). Fica localizada na Rua Brigadeiro Newton Braga, 39, Saboó.

– Salas de Cinema da Vila Criativa Vila Nova – no local são realizadas as aulas de audiovisual da Oficina Querô (atualmente em obras). Fica localizada na Praça Rui Ribeiro Couto s/nº Vila Nova.

– Cinemateca de Santos – o local conta com o apoio da Prefeitura e fica na Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. Tem sessões aos sábados (e eventualmente em outros dias, dependendo da programação). A entrada é gratuita.

O Dia do Cinema Brasileiro, comemorado em 19 de junho, é uma homenagem ao dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto – primeiro cinegrafista e diretor do país – registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898. De volta da Europa, no navio Brésil, onde havia feito um curso de operação de cinematógrafos, o cinegrafista fez imagens na entrada da baía de Guanabara, em sua chegada ao Rio de Janeiro. De lá até hoje, os filmes nacionais passaram por uma grande transformação e alcançaram o patamar de sucesso de público e crítica. O cinema brasileiro ganhou prestígio e, se antes tínhamos pequenas produções, hoje a arte acumula prêmios e traduz toda a criatividade e o talento brasileiro.