
O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, faz com que as famílias se encontrem para celebrar juntas. Muitas pessoas escolhem almoçar fora, o que leva mais movimento para bares e restaurantes. A data é uma das chaves do calendário do comércio e serviços; conhecida pelo aumento no número de clientes nos estabelecimentos, já que muita gente prefere reunir mães, filhos e parentes para comemorar fora de casa. Na Baixada Santista, os bares e restaurantes preveem um crescimento de 30% no movimento em comparação com o ano passado. O dado foi divulgado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da região. Já o comércio deve crescer 10%, de acordo com a projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas Santos Praia (CDL Santos Praia).
O presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, prevê que o maior movimento ocorra, como acontece tradicionalmente, na sexta-feira e no sábado que antecedem a data.
“Compras de última hora são tradição brasileira. Seja como for, estamos sempre mantendo a proximidade com os consumidores, enviando promoções pelo whatsapp, redes sociais, que garantem benefícios para que o cliente volte sempre”, afirma Obeidi.
PRESENTE E ORÇAMENTO
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que 78% dos consumidores pretendem adquirir ao menos um presente para a data comemorativa.
O estudo ainda indica que o orçamento médio para compras alcance R$ 298 por consumidor. A movimentação prevista no comércio e no setor de serviços soma cerca de R$ 37,75 bilhões em todo o Brasil. Em comparação com o ano anterior, a pesquisa aponta queda de R$ 2,46 bilhões no total movimentado.
Entre os itens mais procurados estão os perfumes (47% dos entrevistados), roupas, calçados ou acessórios (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores (19%). A média de compras é de dois presentes por consumidor.
BARES E RESTAURANTES
A data é de fato um dos principais dias do ano para o setor de alimentação em bares e restaurantes. A previsão da Abrasel é que cerca de 80% dos estabelecimentos abram as portas no próximo domingo (11) e, deste total, 78% esperam aumentar o faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o levantamento, 62% dos empresários são mais otimistas e aguardam o crescimento de até 20% no faturamento, 8% projetam alta entre 21% e 30% e outros 8% calculam aumento superior a 30%.
PREVER
Para o líder institucional da Abrasel Baixada Santista, Luan Paiva, é importante haver o planejamento antecipado, “desde a definição de cardápios especiais e reforço no estoque, até o treinamento das equipes para lidar com o aumento na demanda sem comprometer a qualidade do atendimento. Também incentivamos a adoção de reservas antecipadas para evitar a formação de longas filas e muita espera”. Luan destaca que a experiência do cliente é a prioridade. “Garantir um serviço acolhedor e eficiente é fundamental para proporcionar um dia feliz para as mães e as famílias”, ressalta Luan Paiva n
Deixe um comentário