Porto

Desestatização não terá empresa grande estrangulando adversários, diz ministro

29/11/2021
Marco Santana

Tarcísio Freitas garantiu que continuará havendo harmonia entre os players do porto

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assegurou que o processo de desestatização da autoridade portuária do Porto de Santos (antiga Codesp) terá mecanismos para impedir que uma grande empresa prejudique os adversários.

No seu discurso durante a inauguração da ampliação do terminal da Santos Brasil, na sexta-feira (26), o ministro buscou tranquilizar quem teme que o resultado da concorrência possa fazer com que, na prática, o dirigente de um dos times, escolha o juiz da partida.

 

 

“Vamos garantir a todos respeito aos contratos de arrendamento e que não vai haver a proeminência de um grande operador em detrimento dos demais, que um poder econômico vai se fazer presente, estrangulando adversários. A gente vai continuar trabalhando em harmonia, em termos de competição. E garantir que os investimentos serão feitos, com redução de tarifa”, declarou.

 

“Não é uma venda, simplesmente vamos ter um gestor privado deste condomínio portuário. Estamos falando de uma carga de investimento, de dragagem de manutenção, de dragagem de aprofundamento, gestão dos acessos, flexibilidade na operação”, completou.