Baixada Santista Saúde

Depois de 10 anos, São Vicente volta a entregar órteses e próteses para pacientes da rede municipal

13/05/2022
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

São Vicente entregou, na quinta-feira (12/5), 13 equipamentos, entre órteses e próteses, para cinco crianças com idades até 12 anos. Os pacientes contemplados já fizeram ou fazem acompanhamento no Centro São Camilo (Avenida João Francisco Bensdorp, 261, Náutica III)

As crianças passaram por atendimento com o técnico ortopédico responsável pela empresa que fabrica os equipamentos, já que esses foram confeccionados sob medida e precisam ser reajustados, conforme necessidade.

Até o final do ano, a Secretaria de Saúde deve fornecer cerca de 300 materiais para pacientes com deficiência que fazem tratamento em um dos núcleos de reabilitação da rede de saúde. São andadores, bengalas, muletas, órteses, próteses, calçados ortopédicos e palmilhas, que vão propiciar mais mobilidade e melhorar o desempenho dos membros.

Atualmente, a Coordenação de Reabilitação conta com três unidades de atenção às pessoas com deficiência. O Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com Deficiência (Reabilitar II), para residentes na Área Continental; o Centro Reabilitar I, para os moradores da Área Insular; e o São Camilo, para as crianças até 12 anos.

“Nosso objetivo é todo ano pleitear uma verba para não interromper esse programa. Queremos continuar proporcionando qualidade de vida para nossa população”, destacou a secretária de Saúde, Michelle Santos.

O prefeito Kayo Amado esteve presente no Centro São Camilo para prestigiar a entrega dos equipamentos, junto da vice-prefeita Sandra Conti e do vereador Higor Ferreira.

“Estou muito feliz por essa conquista para o meu filho. No primeiro momento, quando descobri as necessidades dele, foi muito difícil, mas assim que comecei a passar pelo Centro São Camilo, consegui tratamento muito rápido com especialistas. Com o apoio da terapeuta ele até começou a andar”, disse Debora Alessio Matias, uma das mães das crianças contempladas com órtese nessa primeira entrega.

Rodrigo Ferreira, fisioterapeuta e coordenador das unidades de Reabilitação Física, refletiu sobre essa conquista. “É uma felicidade enorme para os profissionais poder realizar essa entrega, e para os pacientes receber esse material. Todos os equipamentos são complementares ao processo de reabilitação. A partir do momento que se inicia o processo de reabilitação, tem que finalizar, caso o paciente precise, com algum OPM para conseguir inseri-lo na sociedade e ele ter acessibilidade.”

Programa
Em 1997, São Vicente iniciou a concessão de OPM para as pessoas com deficiência, por meio do Programa Municipal, no Centro de Reabilitação e Inclusão Social (antigo CRIS – atualmente Reabilitar I). O programa teve continuidade até o final de 2012, quando começaram os agendamentos no serviço estadual da Rede Lucy Montoro, que passou a suprir toda necessidade da região para a dispensação destes equipamentos.

De 2012 a 2016, as entregas desses equipamentos passaram a ser realizadas pelo Estado. Agora, dez anos depois, a Sesau retoma o programa, consegue verba e inicia o processo de compra/entrega dos aparelhos que permitem acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para as pessoas com deficiência.