Política

Debate na Redação: OAB é criticada por demora em ação contra Ministro

16/04/2024
Jornal da Orla

Durante o programa “Debate da Redação”, foram levantadas críticas à atuação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em entrevista realizada por Altair Di Marco, Edison Carpentieri e Matheus Vieira, o advogado Luciano Cascione, deixou a sua opinião em relação a uma suposta demora em tomar medidas mais incisivas contra o ministro Alexandre de Moraes. O participante do debate apontou que a OAB poderia ter adotado uma postura mais assertiva anteriormente, utilizando estratégias mais contundentes em comparação com a situação atual.

O advogado ainda destacou a gravidade das circunstâncias, mencionando casos em que indivíduos detidos no oito de janeiro e não tiveram acesso a advogados, um direito fundamental mesmo para aqueles acusados de crimes graves como homicídio, estupro ou tráfico. Nesse sentido, foi enfatizado que a OAB não teria tomado medidas efetivas em situações mais críticas, prejudicando tanto os detidos quanto os próprios advogados que buscavam exercer seu trabalho.

Além das críticas à atuação da OAB, os participantes do debate também aproveitaram para expressar suas preocupações em relação ao atual governo. Foram apontados problemas como o mau uso da comunicação oficial e declarações consideradas equivocadas por parte do presidente Lula.