Baixada Santista

Curso online prepara jovens de baixa renda para o mercado de trabalho na Baixada Santista

10/05/2022
Guto Garrote

Está em busca do primeiro emprego e não sabe por onde começar? O Instituto PROA está com as inscrições abertas para sua preparação on-line e gratuita para o mercado de trabalho, a Plataforma PROA. São 2,5 mil vagas dirigidas a jovens de 17 a 22 anos do estado de São Paulo que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas. Na última turma, as seguintes cidades da Baixada Santista estão entre as que tiveram mais jovens capacitados: Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Itanhaém, Peruíbe e Praia Grande.

O processo seletivo está aberto até 26 de julho. Para participar, é necessário realizar a inscrição no site e realizar os testes de língua portuguesa, matemática e análise comportamental, além de enviar um áudio sobre os motivos para querer entrar no projeto. As aulas on-line terão início em 1 de agosto.

O curso tem 100 horas e é dividido em cinco módulos, que preparam os alunos para definirem metas profissionais e realizarem boas entrevistas de emprego. Os temas são: auto conhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. São 7h30 de aulas por semana, cerca de 1h30 por dia, além de encontros mediados por tutores.