Esportes

Curso de hidroginástica para gestantes em Santos

27/04/2023
Curso de hidroginástica para gestantes em Santos | Jornal da Orla

Santos abre 20 vagas para o curso de hidroginástica para gestantes, no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste. As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, às 8h. O endereço é Rua Fausto Felício Brusarosco s/nº, bairro Castelo.

Para se inscrever, é necessário ir ao local de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 11h ou das 14h às 16h, com atestado médico emitido pelo médico obstetra ou encaminhamento para modalidade, cópia do RG, comprovante de residência e duas fotos 3×4.

A aula de hidroginástica para gestantes é um projeto que teve início em 2019 e foi suspenso em decorrência da pandemia de covid-19.

“Felizmente, agora com o controle da pandemia pudemos retomar as atividades de maneira segura com as gestantes, que são um público considerado de risco. Sempre digo que esporte e saúde caminham lado a lado e essa ação é um grande exemplo disso”, diz o secretário Gelasio Ayres Fernandes Júnior.

Benefícios da hidroginástica para gestantes

A hidroginástica é uma excelente opção de exercício para mulheres grávidas. Essa modalidade fornece uma série de benefício:

  • Ajuda a aliviar o desconforto causado pelo aumento de peso e pela pressão exercida sobre as articulações;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Reduz o inchaço nas pernas e nos pés;
  • Melhora a postura e o equilíbrio;
  • Fortalece a musculatura, o que pode facilitar o trabalho de parto;
  • Ajuda a relaxar e reduzir o estresse.

Além disso, é uma atividade de baixo impacto, o que significa que ela é menos exigente para as articulações e menos propensa a causar lesões. No entanto, é importante que as mulheres grávidas consultem um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

LEIA TAMBÉM

Acne na gravidez: como cuidar da pele durante a gestação?