Mundo Pet

Curiosidades sobre os gatos que você nem imagina

02/12/2021
Scott Payne/Pixabay

Felinos e humanos são capazes de estabelecer relações profundas e intensas, ao contrário do que muita gente pensa

Eles são elegantes e inteligentes, divertidos e espontâneos. É claro que estamos falando dos gatos! Além de carinhosos e afetuosos, esses animais trazem benefícios para a saúde humana. Felinos e humanos são capazes de estabelecer relações profundas e intensas, ao contrário do que muitos pensam. Isso porque esses bichinhos são muito leais aos tutores e apreciam a companhia de quem lhes faz bem. É o que explica a veterinária da Nutrire – indústria de alimentos para pets, Luana Sartori.

“A diferença entre cães e gatos é que um felino é mais seletivo ao escolher quem terá sua confiança. No entanto, ambos amam incondicionalmente seus parceiros de vida e fazem de tudo para proteger seus tutores”, explica Luana.

Conheça quatro curiosidades sobre os gatos

1. O cérebro do gato parece com o humano

O cérebro do felino é muito mais parecido com o humano do que o do cão. Isso porque humanos e gatos têm uma região cerebral idêntica responsável pelas emoções.

“Os gatos aprendem como cada indivíduo funciona, ou seja, sabe direitinho qual familiar acorda mais cedo todo dia e pode lhe dar alguns petiscos”, brinca Luana.

2. Maine Coon pode pesar 12 kg

Uma raça específica de gatos pode chegar a pesar 12 kg, o que significa, em média, o peso de seis sacos de açúcar. Essa raça se chama Maine Coon e é uma das maiores na lista de felinos domésticos.

“Chamam os gatos dessa raça de “gigantes gentis” por serem muito amorosos. Esses bichanos podem chegar a 100 cm de comprimento e 41 cm de altura. Por serem tão grandes é que a displasia coxofemoral é a principal doença que afeta esses gigantes”, explica Luana.

Essa doença é responsável pela alteração anatômica nas articulações, especialmente do quadril. “O problema causa bastante dor, o que torna ainda mais importante as visitas regulares ao veterinário para prevenção e garantia de bem-estar animal”, acrescenta.

3. Gato de 38 anos?

Muitas pessoas perguntam quanto tempo vive o gato. Isso varia muito de acordo com a genética, raça e, claro, ambiente em que o animal está inserido.

“Gatos que vivem em apartamento, recebem alimento de qualidade, gastam energia suficiente e frequentam o veterinário regularmente, podem até passar dos 20 anos. Felinos que têm acesso à rua, geralmente, possuem uma expectativa de vida em torno de três anos”, diz.

Você sabia que o gato que mais anos viveu até hoje foi o Crème Puff, de Austin, no Texas? Ele chegou a comemorar o 38º aniversário.

4. Gatinhos massagistas

Por que o gato gosta de afofar o seu colo antes de deitar? “Alguns motivos fazem os bichanos massagear as cobertas. O primeiro diz respeito à lembrança de quando eram filhotes, pois é o mesmo movimento que faziam para mamar”, revela a veterinária.

Ademais, felinos também fazem isso para ativar as glândulas da região, marcando território. “Podemos dizer que afofar o colo do tutor para os gatinhos tem o mesmo significado do que fazer xixi para demarcar território para os cães.

Por fim, eles massageiam porque querem deixar o local fofinho para deitar. “Quando era selvagens, os felinos dormiam em folhas e era preciso deixar o local mais confortável”, conta Luana.