Alta Rotação

Cuidados para garantir a segurança dos pneus antes de viajar

01/12/2023
Cuidados para garantir a segurança dos pneus antes de viajar | Jornal da Orla

Dezembro começando, férias e festas de fim de ano a vista. E para muitas pessoas, isso significa pegar a estrada. Por isso, hoje resolvi destacar alguns pontos de atenção que os motoristas devem ter para que os pneus dos veículos possam ter o melhor desempenho possível, garantindo a segurança de todos, afinal, os pneus são componentes essenciais para a segurança.

Antes de mais nada, é fundamental que o veículo passe por uma revisão completa antes de uma viagem. Conferir o alinhamento e o balanceamento garante que a estabilidade do veículo esteja em dia. Outro ponto de atenção é a calibragem de pneus, a fim de assegurar a pressão ideal para as condições de uso do automóvel.

Também é importante observar o Tread Wear Indicator (TWI), que é um indicador de desgaste de rodagem dos pneus. O TWI pode ser verificado na banda de rodagem como um pequeno relevo entre os sulcos de cada pneu. Desse modo, quando os sulcos atingem o nível do TWI, significa que o pneu atingiu 1,6 milímetros de desgaste, nível máximo permitido para circulação, podendo gerar multa grave ao condutor se flagrado transitando em tais condições.

O condutor deve se atentar para as condições gerais das bandas de rodagem, além de desgastes irregulares, que podem ser causados devido à pressão de ar incorreta, falta de balanceamento, alinhamento nas rodas ou na suspensão. Caso o motorista perceba que um dos lados apresenta mais desgaste do que outro, é fundamental levar o veículo para uma revisão.

Se após seguir todas as dicas, o motorista perceber que chegou o momento de fazer a substituição dos pneus, é importante não hesitar em fazer essa troca. É um investimento na segurança da família e de todos aqueles que fazem parte do trânsito. O condutor deve estar atento às orientações fornecidas no manual do proprietário do veículo e, se necessário, consultar um mecânico de confiança para uma avaliação especializada.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço