Alta Rotação

Cuidados com o carro após enchente

02/02/2024
Cuidados com o carro após enchente | Jornal da Orla

Semana passada eu dei algumas dicas de como atravessar um trecho alagado com segurança. Hoje, você vai saber quais cuidados devemos ter caso o carro seja atingido por uma enchente. Afinal, isso pode acontecer, apesar de tomar todas as precauções.

Primeira coisa: se seu carro foi afetado por uma enchente, é preciso ter cuidado antes de fazê-lo funcionar novamente. A água pode ter invadido partes do conjunto mecânico do automóvel e causar ainda mais prejuízos. Então, antes de virar a chave, a primeira dica é abrir o capô e ver como está o filtro de ar. Se ele estiver úmido ou houver água em seu compartimento, chame o reboque e nem pense em ligar o carro. Na oficina, é preciso mandar retiras as velas, trocar o filtro, secar e limpar o local, além de retirar a água que foi parar nos cilindros.

Hora de verificar a parte elétrica do carro. Quando você liga o carro, ela é toda energizada nesse momento. Caso alguma dessas áreas esteja molhada, pode haver um curto-circuito ou danos à central eletrônica do veículo.

Suponhamos que você acha que não há nenhum problema na parte elétrica, o próximo passo é verificar o motor. Água dentro do propulsor pode ocasionar o chamado calço hidráulico, que é quando as bielas empenam e o motor trava. Nestes casos, só uma retífica vai resolver, cujos preços variam muito de modelo para modelo e podem ir de R$ 4 mil a mais de R$ 20 mil.

Ao levar seu carro, via reboque, para uma oficina mecânica, o profissional terá de retirar as velas e toda a água que se acumulou dentro dos cilindros. Antes de dar a partida, é preciso ainda retirar todo o óleo lubrificante e colocar um novo, de acordo com as especificações recomendadas no manual do proprietário.

É fundamental fazer a troca completa não só do óleo do motor, como de todos os fluidos, desde o lubrificante de motor, passando pela transmissão, até os fluídos de freio e de arrefecimento. Eu fico por aqui, até a próxima!