Baixada Santista

Cubatão apresenta ferramenta de mapeamento digital da cidade

23/05/2022
Morgana Monteiro/Prefeitura de Cubatão

Cubatão e seus 142km² completamente mapeados digitalmente: rua por rua, edificações, espaços públicos, bairros inteiros. Tudo com a possibilidade de agregar diversas informações como número de habitantes por residência, mapeamento de casos de dengue, pessoas atendidas por serviços sociais, transformando dados de campo em insights inteligentes. Na quinta-feira (19/5), a Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Finanças, apresentou este trabalho de georreferenciamento realizado na cidade. A ferramenta foi batizada de MappaWeb.

A aerofotogrametria aconteceu com equipamentos de alta precisão geográfica que sobrevoaram a cidade de ponta a ponta. O trabalho realizado pela empresa Mitra acontece desde outubro do ano passado e os primeiros resultados foram apresentados agora. Raphael Medeiros, um dos coordenadores do projeto, explica que após a disponibilização do georreferenciamento, as secretarias municipais poderão agregar dados em ‘camadas’ sobre o mapa, gerando uma infinidade de informações úteis sobre a cidade.

“É uma construção cartográfica digital do município, gerando informações precisas, rápidas e sempre disponíveis. São dados que serão construídos e lapidados, integrando todas as bases em um cadastro geral multi utilitário”, esclarece Raphael. Clicando sobre o lote já é possível verificar o tamanho dele e área construída. Futuramente, a Sefin poderá cadastrar informações sobre o valor do IPTU; já a Saúde pode mapear um bairro registrando os casos de dengue naquela localidade; a Cultura tem a possibilidade de incluir as manifestações artísticas realizadas em determinada comunidade, por exemplo.

Em breve será realizado um treinamento com as secretarias municipais para que os servidores aprendam a utilizar a ferramenta e alimentem com dados. O trabalho segue com a coleta de fotos da fachada de cada imóvel com previsão de término na semana que vem.

Consulta

O acesso ao MappaWeb poderá ser feito no site oficial da Prefeitura e deverá estar disponível até junho. Uma novidade é que o mapa do georreferenciamento com dados gerais sobre Cubatão poderá ser consultado também pelos munícipes.