Baixada Santista Teatro

Cubatão abre inscrições para as oficinas de teatro no Parque Anilinas

20/01/2023
Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Cubatão abre inscrições para oficinas de teatro de 23 de janeiro a 16 de fevereiro para crianças (a partir de 7 anos), jovens e adultos, na segunda-feira (23/1). As turmas serão divididas por faixa etária e modalidade: iniciação teatral, para crianças de 7 a 11 anos; criação e pesquisa teatro, de 12 a 21 anos; e oficina livre de teatro, a partir de 14 anos.

O início das aulas está previsto para 27 de fevereiro no Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/n° – Centro). No total, são oferecidas 20 vagas por turma, totalizando 90 vagas. As aulas são ministradas pela servidora e atriz Vanessa Souza.

Totalmente gratuitas, as oficinas têm duração de 10 meses e, no final, os alunos apresentam o resultado do aprendizado em uma mostra de espetáculos e recebem certificado.

As inscrições ocorrem de forma online. Também é possível se inscrever pessoalmente, na Secretaria de Cultura, que fica no Parque Anilinas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. É preciso levar RG e comprovante de residência. Menores devem estar acompanhados do responsável.

Confira os formulários de inscrições e informações das oficinas:

Oficina de Iniciação Infantil (7 a 10 anos)

Segundas-feiras: manhã – das 9h às 11h e tarde – das 14h às 16h

Formulário para inscrições – https://forms.gle/fDxjc6wxYjvtahm7A

Esta oficina propõe a experiência teatral a partir da vivência de jogos e exercícios cênicos baseados no método desenvolvido pela autora e diretora de teatro Viola Spolin, que estimulam a criatividade e a interpretação. Serão trabalhados jogos de improvisações, dramatização, exercícios corporais e vocais, criações de cena e personagens no intuito de promover a sensibilização cênica da criança. Ao longo da oficina são criadas cenas teatrais que servirão de base para a apresentação de final de ano.

Oficina de Criação e Pesquisa Teatral (11 a 21 anos)

Terças-feiras: manhã – das 9h às 11h30 e tarde – das 14h às 16h30

Formulário para inscrições – https://forms.gle/KxbyEDYeb9WFfmL8A

É destinada ao público com interesse na investigação das diversas áreas das artes cênicas e no processo colaborativo de criação, numa atitude autoral e participativa na atuação, dramaturgia e direção visando a uma linguagem coletiva no intuito de questionar os paradigmas das linguagens cênicas e social. Partindo dos jogos de contato improvisação, os alunos ganham instrumentos para construção de cenas. Esse processo visa às etapas da construção dos exercícios cênicos que servirão de base para a apresentação de final.

Oficina Livre de Teatro (a partir de 14 anos)

Quartas-feiras – tarde – 14h às 16h30 e noite – 19h às 21h30

Formulário para inscrições – https://forms.gle/j9fTK8ZfdT1WdzSb7