Santos

Conheça o Programa Santos Jovem Doutor

04/06/2024
Isabela Carrari/ PMS

Este Programa desenvolve nos jovens, saberes em saúde e os conecta com os ambientes escolares. Essa ideia nasceu do coração do Dr. Chao Lung Wen- Chefe da Disciplina de Telessaúde da Universidade de São Paulo.
Este ano, completamos 10 anos de Programa na nossa cidade, onde um ano especial e comemorativo se inicia para os 3.500 Jovens formados como Jovens Doutores nessa década. Iniciativa de um grupo de professores do Núcleo de Inovação e Educação Vivencial em saúde, estamos realizando o documentário dos 10 anos de Programa chamado “Inspirando o Futuro – Santos Jovem Doutor”.
O Programa Santos Jovem Doutor aplica um modelo de Educação vivencial, com uso de recursos educacionais digitais, para promover mudanças de atitudes na saúde do Jovem dentro das Escolas Municipais nos últimos anos do FUNDII- 7º, 8º e 9ºanos.
O Programa tem como parceria e monitoramento da Faculdade de Medicina da USP/ Disciplina de Telemedicina e juntamente com as duas Secretarias Educação e Saúde, formando uma rede para estruturar este Programa Juvenil dentro do
Município. O SJD (Santos Jovem Doutor) nasceu principalmente da necessidade de conversar sobre a saúde física, emocional e social do jovem. Esse programa além de promover o conhecimento da saúde e prevenção às doenças (atenção primária), aplica no contexto social por meio de uma aprendizagem criativa, vivencial e empreendedora.
O Santos Jovem Doutor nesses últimos anos procurou adequar além dos temas relacionados ao autocuidado e prevenção às doenças também temas ligados à educação socioemocional para fortalecer as escolhas saudáveis.
Os temas transversais que agrega ao Programa relacionado a melhoria da saúde emocional são:
PROJETO DE VIDA- componente poderoso para engajamento do/a jovem na sociedade;
SENTIDO DA VIDA- se puder ser encontrado, o suicídio deixará de ser uma opção;
INTERSECCIONALIDADE E A EDUCAÇÃO- É um convite para pensar as relações de gênero;
A inquietude e a criatividade dos adolescentes fizeram com que a identificação deles com o projeto alimentasse e ampliasse as estratégias. Desde 2017 temos Jovens Doutores que se formaram e partiram para ensino médio, retornando para
auxiliar sua escola pública, como voluntários, trazendo todo conhecimento adquirido nos dois anos de Programa.
Temas trabalhados pelo Programa com os Jovens:
Prevenção, HIV, HPV, vírus, gravidez na adolescência, covid , etiqueta respiratória, alimentação saudável, tabagismo, vacinação. Fakes News, saúde mental, longevidade etc.