Datas Comemorativas

Conheça a origem do Natal

20/12/2022
Freepik

A data de celebração do aniversário de Jesus Cristo é um dos feriados mais importantes do mundo, mas a origem do Natal é mais antiga do que se pensa. Registros históricos mostram que diversas fontes foram responsáveis pelo formato que as festividades têm hoje, desde os seus símbolos e decorações até as tradições culinárias.

O que se sabe é que o Natal é um conjunto de costumes pagãos que foram apropriados pela igreja católica para disseminar a religião na antiguidade. Os romanos, por exemplo, comemoravam a chegada do Inverno com um festival homenageando o Deus Sol Invicto numa data próxima ao fim de dezembro, a comemoração se dava ao fato de que durante o inverno era possível passar mais tempo com a família pois teria menos trabalho na lavoura.

Um costume que foi absorvido pelas comemorações natalinas é a troca de presentes do festival Saturnália que era realizado em homenagem ao Deus do Tempo, Saturno. O festival comemorava a troca do ano e tinha como principal costume a troca de presentes que podiam ser desde esculturas de prata ou terracota a velas decorativas.

Quando o cristianismo começou a crescer na Europa, esses costumes foram sendo absorvidos para as festividades católicas e assim o Natal como conhecemos foi se formando. Pouco a pouco novos símbolos foram sendo adicionados e até mudando de figura, um exemplo é o saudoso Papai Noel que vestia roupas verdes antes das conhecidas vestes vermelhas.

Com a difusão mundial da festa, cada país e região do mundo foi adotando costumes diferentes para a festa, aqui no Brasil é muito comum o consumo de peru e frutas secas durante a ceia. Já na Austria é bem comum assustar as crianças com a figura do Krampus, uma espécie de Papai Noel inverso.

Você pode conferir nossa matéria sobre símbolos do Natal clicando aqui.

Você pode conferir nossa matéria sobre as diferentes comemorações de Natal no mundo clicando aqui.