No programa Conexão Metrópole dessa quinta-feira (27), o apresentador Paulo Schiff recebeu os advogados Marcelo Marsaioli e Sérgio Pardal Freudenthal para discutir questões relacionadas à Previdência Social. A conversa girou em torno das mudanças frequentes no sistema previdenciário, que, segundo Paulo, raramente favorecem aposentados e pensionistas.
Um dos principais pontos abordados foi a controvérsia sobre a existência de um “rombo” na Previdência. Enquanto algumas pessoas acreditam que há um déficit no sistema, outras sustentam que não possui.
Para o advogado Marcelo Marsaioli, a Previdência deve ser analisada como uma relação entre receita e despesa. “Você tem que arrecadar para pagar”, afirmou. Ele também levantou questões fundamentais: tem jeito de correr atras? Se não há déficit, o governo tem recursos para garantir os pagamentos? O sistema suportaria um grande volume de aposentadorias?
O especialista em Direito Previdenciário, Sérgio Pardal, que já escreveu um artigo sobre esse rombo, faz uma primeira pergunta: rombo no que? “Se disserem que o INSS, considerando apenas os benefícios sob sua responsabilidade, está deficitário, eu sinto dizer que é mentira. Ele está tranquilo nos conformes”, concluiu.
Nesta sexta-feira (28), Paulo Schiff recebe a terapeuta Elisabete Oliveira, às 12h, no canal do Jornal da Orla, o Orlaplay.
Deixe um comentário