Alta Rotação

Como passar com o carro na enchente

24/11/2023
Como passar com o carro na enchente | Jornal da Orla

Caso você tenha que passar por uma área alagada, mantenha a velocidade baixa e se o carro morrer, não force para religar

O final do ano normalmente é marcado por chuvas fortes que acabam alagando a cidade. Ninguém nunca está preparado para passar por isso, mas, infelizmente, é um dos desastres que tem levado a desaparecimentos, danos e até a perda total do carro, que provoca grandes prejuízos aos proprietários.

Ao encontrar um alagamento, o ideal é tentar encostar o carro em um local seguro ou mais altos. Calçadas, postos de combustível e meios de cruzamentos costumam ser os ideais. Mas nem sempre isso é possível – seja porque a água está subindo ou pela própria segurança do motorista e passageiros.

Caso precise passar pela água, mantenha a velocidade baixa, dando preferência a 1ª ou 2ª marcha. Essa atitude dá mais força ao carro para que ele resista à força da corrente de água. O motor do carro deve ficar em rotação constante para que, somando à baixa velocidade, o risco de aspiração de água seja baixo e forneça mais aderência aos pneus.

Caso o carro “morra”, é recomendado não forçar para que ele retorne a ativa, pois essa ação pode acentuar possíveis problemas no motor. Se o câmbio do carro for automático, é recomendável que se utilize os recursos de “snow” e “winter”, se disponíveis. Eles vão garantir maior estabilidade ao carro, da mesma forma em que ocorre nos carros manuais. Se o seu veículo não possuir esse tipo de recurso e, ainda assim, você desejar ou precisar seguir em frente, lembre-se de manter a velocidade sempre baixa e procurar por passeios altos para aumentar a distância entre o motor e a água.

E não se esqueça: manter a calma é essencial. Pode parecer difícil, o pensamento é de salvar o veículo primeiramente, mas é essencial que o motorista priorize a sua segurança antes da do veículo. Eu fico por aqui, até a próxima!