Casa e Decoração

Como limpar e conservar esquadrias

02/04/2014
Como limpar e conservar esquadrias | Jornal da Orla
O consumidor deve sempre adquirir esquadrias de qualidade comprovada, mas também precisa ficar atento a alguns cuidados após sua instalação. A verdade é que durabilidade das esquadrias não depende apenas do fabricante, mas sim da correta manutenção do produto. Além de orientação e assistência técnica dos itens.
 
Simplicidade na limpeza
 
Para portas e janelas de aço e alumínio, a limpeza periódica deve ser feita com água e sabão neutro, esponja ou pano macio (jamais esponja de aço); depois, é necessário secar o produto com pano limpo, seco e macio, para evitar manchas na superfície.
 
A limpeza de todas as peças deve ser feita a cada três meses, para produtos instalados em áreas urbanas e rurais, e mensalmente, no caso de zonas industriais. Jamais o consumidor deve utilizar produtos químicos, tais como solventes e outras soluções ácidas ou alcalinas, pois sua aplicação pode causar aparecimento de manchas e tornar a superfície da esquadria opaca.
 
A limpeza dos trilhos inferior e superior deve ser constante, para evitar o acúmulo de poeira – com o tempo, as partículas vão se compactando pela ação de abrir e fechar, transformando-se em crostas de difícil remoção, que comprometem o desempenho do produto.
 
É indicada a aplicação anual de um spray lubrificante nos rodízios e/ou junções para evitar o ranger do metal e fazer com que o deslize fique mais macio, considerando que a poluição gera poeira em excesso. Recomenda-se ainda apertar os parafusos sempre que houver necessidade e nunca pendurar objetos nos puxadores.