Alta Rotação

Como evitar golpes nos serviços automotivos

09/12/2023
Como evitar golpes nos serviços automotivos | Jornal da Orla

No cenário da manutenção automotiva, as promoções podem ser uma maneira de atrair o cliente, que se baseia em sua emoção, e procura economia em produtos e serviços. É essencial prestar muita atenção nessas ofertas para evitar possíveis golpes ou enganos. Para evitar ser enganado durante serviços de manutenção veicular, é importante estar atento, e podemos ajudar dando algumas dicas.

O primeiro conselho é: pesquise antes de escolher uma oficina ou um profissional. Procure recomendações de amigos ou familiares, e o mundo on-line está aberto para pesquisas sobre o histórico das empresas e profissionais.

Preços baixos demais podem ser indicativos de serviços de baixa qualidade ou a utilização de peças não originais. Compare os preços em outros lugares para ter uma ideia justa do custo. Antes de concordar com qualquer serviço, solicite um orçamento detalhado por escrito. Certifique-se de que inclua todas as peças, mão de obra e quaisquer taxas adicionais.

Evite oficinas que pressionam você a tomar decisões rápidas. Tire um tempo para considerar suas opções e buscar segundas opiniões, se necessário. Esteja ciente dos seus direitos como consumidor em relação a garantias e serviços prestados. Familiarize-se com as políticas de devolução e reembolso da oficina.

Antes de concordar com a substituição de peças, peça para ver as peças antigas. Desconfie de estabelecimentos e profissionais que insistem na troca de componentes sem uma explicação clara. E acompanhe a execução dos serviços. Estabelecimentos e profissionais que permitem o acompanhamento da execução dos serviços, certamente inspiram mais confiança, pois é possível ver o que está sendo feito no veículo.

Pra terminar, manter um registro detalhado de todos os serviços realizados no veículo pode ser útil para futuras referências e garantias. Essas foram algumas dicas para evitar golpes em serviços automotivos. Eu fico por aqui. Até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço