Tecnologia

Como criar um site ou app sem saber programação 

06/05/2022
Como criar um site ou app sem saber programação  | Jornal da Orla

Provavelmente você já deve ter procurado nos principais sites de busca um determinado produto ou serviço, não é mesmo? Certamente também encontrou inúmeros sites ou aplicativos relacionados ao resultado da sua busca. Esses sites ou app são considerados a porta de entrada para novos clientes, e isto se dá porque as empresas presentes na internet entendem o quanto é importante ser visto e encontrado por novos clientes.

Porém, ainda existe um mito de que é necessário gastar muito dinheiro contratando um programador ou uma web designer para criar um site ou aplicativo. Profissionais da área de tecnologia são ótimos para grandes plataformas, que demandam muitas linhas de código para serem criadas. Porém, no início da sua jornada no mundo online, não é necessário investir tanto dinheiro em profissionais dessas áreas, já que o mercado possui plataformas fáceis de utilizar e intuitivas.

A tecnologia simplificou muito o processo de criação de sites para aqueles que possuem pouco ou nenhum conhecimento técnico na área. Diversas empresas oferecem templates prontos, além de configurações simples — como de arrastar e soltar — e até mesmo domínio pago direto pelo site de hospedagem, sem a necessidade de várias mensalidades para diferentes funções.

A plataforma Wix, por exemplo, é famosa no meio digital por oferecer diversas funcionalidades em um ambiente integrado. Através do site você tem tudo a disposição, podendo com alguns cliques criar seu site ou aplicativo de forma rápida e prática.

Mas, como saber se precisa criar um site ou aplicativo de maneira fácil, rápida e gratuita? Vejamos a seguir o que é necessário para a criação de aplicativos e de sites.

 

Como saber se você precisa de um site ou de um aplicativo?

 Como dito anteriormente, a concorrência atual faz com que seja necessário utilizar todas as ferramentas possíveis para mostrar que você existe para o consumidor. Um site atraente e organizado é visto com bons olhos pelos visitantes, afinal, passa uma sensação de profissionalismo e de que você é comprometido com seu negócio.

Pense na sua plataforma como uma loja que fica aberta 24 horas, 7 dias por semana. Lá você poderá exibir seus produtos ou serviços o tempo todo, para milhares de pessoas que acessarem. Uma boa dica é deixar as informações de contato fáceis de serem vistas, pois, caso o consumidor se interesse pelo seu negócio, saberá por onde entrar em contato.

 

Defina a funcionalidade do seu site ou app
Uma ferramenta, seja um site ou app, assim como tudo na vida, precisa ter um objetivo, uma função. Existem três pontos que você precisa responder antes de começar seu processo de criação:

  • Qual o meu objetivo ao criar essa ferramenta para a minha empresa?
  • Quem são as pessoas que eu pretendo alcançar?
  • Por que devo investir meu tempo na criação disto?
  • O que eu quero colher de resultados com meu site ou aplicativo no ar?

Ao responder essas perguntas você evitará criar algo que não tenha funcionalidade, pois estará criando uma ferramenta que agregue valor para os visitantes e clientes, além de ter uma ideia clara de quais pequenas metas precisa atingir antes da grande meta.

 

Escolha a categoria de site que seja melhor para sua audiência

Caso você preste algum serviço, como, por exemplo, aulas de pilates, você precisa de um site simples. Uma landing page, onde você falará um pouco sobre si, sua carreira profissional, seu objetivo e uma página para quem desejar entrar em contato com você é uma ótima opção no começo.

Não é necessário criar algo extremamente detalhado ou complexo, lembre-se que na internet as pessoas querem informações de maneira rápida e fácil. Ao acessar o site mencionado acima, o visitante conseguirá saber tudo sobre você e como entrar em contato em apenas alguns cliques.

Mas, se pretende investir um pouco mais do seu trabalho na criação de um aplicativo, uma ferramenta que permita a marcação de aulas direto por ela ou que demonstre em um calendário quais dias da semana acontecem as turmas também é uma ótima opção e facilita o dia a dia dos seus clientes.

 

Mas afinal, escolher criar um site ou aplicativo?

Muitas pessoas também têm dúvidas ao escolher entre um e outro, para quem está começando é sempre bom criar um site, afinal é a porta de entrada para o mundo online. Nossa dica é: dê passos pequenos, à medida que seu negócio for crescendo você pode pensar em desenvolver um aplicativo, ou até mesmo utilizar integrações, como a da plataforma Wix, onde você pode criar um site e um aplicativo simultaneamente.

Apenas fique ciente que criar um aplicativo é tão fácil quanto criar um site, então não se preocupe em criar os dois em simultâneo, pois quando você sentir necessidade que é hora de criar um aplicativo, será a coisa mais rápida e fácil de se fazer, basta escolher a ferramenta correta para isto.

 

Evite dor de cabeças e economize dinheiro

Criar um site ou um aplicativo de maneira manual nunca foi simples, existem sempre algum custo adicional não mencionado como, por exemplo, a mensalidade de hospedagem do seu site ou pagar por armazenamento dos seus arquivos. Ao utilizar uma plataforma que lhe forneça tudo isso de maneira gratuita, você economizará muito dinheiro, o que é excelente para quem está começando por agora e não pode investir muito sem saber se terá retorno.