Economia

Comércio mostra otimismo com vendas para o Carnaval

05/02/2026 Da Redação
Divulgação

Uma pesquisa divulgada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Santos Praia) mostrou que nove em cada dez consumidores pretendem comprar artigos de Carnaval nos próximos dias. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas e apontou que cerca de 88% das pessoas pretendem participar de alguma festividade e ir às compras.

Essa é uma tendência observada pela CDL Santos Praia na Baixada Santista. “O Carnaval mexe com o comércio em geral, desde a venda de artigos de festa até bares, clubes, serviços de beleza, transporte e hospedagem. É uma data que movimenta bastante regiões litorâneas como a nossa e gera uma alta expectativa”, afirma o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi.

A estimativa, segundo as prefeituras da Baixada Santista, é de que a região receba mais de 2 milhões de turistas. Com isso, as vendas de Carnaval devem aumentar em torno de 7% no Litoral Paulista, impulsionadas tanto por moradores quanto por turistas. Entre os principais produtos procurados estão acessórios, fantasias, roupas, maquiagens, tintas de cabelo e os tradicionais confetes e serpentinas.

RANKING

O presidente da CDL Santos Praia explica que o consumo de comidas e bebidas também aumenta nesta época do ano. No ranking dos produtos mais consumidos estão: água, sucos, energéticos ou chás, seguidos por cerveja e chopp. Em relação à alimentação, lideram as comidas e lanches consumidos fora de casa, seguidos por itens para churrasco.

Os gastos não se limitam a produtos, mas também a serviços. Nesta época do ano, há aumento nas despesas com hospedagem e lazer, transporte e serviços de beleza, como manicure, cabeleireiro, depilação, bronzeamento, massagens e salão. A compra de convites e/ou ingressos para festas em clubes, boates, desfiles e camarotes também ganha destaque.

SEGURANÇA

A CDL Santos Praia também orienta os consumidores em relação à segurança. “Sabemos que muita gente tem medo de assaltos ou golpes. Por isso, sempre orientamos atenção na hora de pagar, principalmente em pagamentos com cartão e Pix. Evite deixar o celular à mostra e, se precisar usá-lo, guarde-o bem. Também recomendamos não portar grandes quantias em dinheiro e priorizar compras em fornecedores confiáveis e credenciados”, conclui Nicolau Obeidi.