Santos

Comemorações do bicentenário da Independência do Brasil têm início em Santos

24/01/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Primeira cerimônia contou com a presença de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, trineto de D. Pedro II

Com a deposição de uma coroa de flores no Monumento aos Andradas, na Praça da Independência (Gonzaga), foram abertas oficialmente, no sábado (22/1), as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. A cerimônia contou com a presença de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, trineto de D. Pedro II. Ele seria imperador do País caso a monarquia ainda estivesse vigente.

As festividades, agendadas para setembro, envolvem eventos, ações e obras, a cargo de uma comissão designada pela Prefeitura de Santos, formada por representantes de diversas secretarias, Instituto Histórico e Geográfico, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Movimento Pró-Memória José Bonifácio e universidades.

“Temos prevista uma programação especial em Santos para homenagear o patriarca José Bonifácio, tão importante na busca da liberdade e soberania do País”, destacou a vice-prefeita Renata Bravo.

O diretor-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), Luiz Dias Guimarães e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Paulo Costa, também acompanharam a cerimônia.