
Após três dias de maré elevada, impossibilitando o acesso da equipe, começou nesta sexta-feira (21) a recuperação do talude do canal 4, no trecho da faixa de areia.
O mesmo trabalho já foi concluído nos canais 3, 5 e 6. Essa é mais uma etapa do projeto da Prefeitura que envolve os canais 3 ao 6 e já garantiu melhorias no acesso à faixa de areia, com a construção de quatro rampas e degraus junto ao calçadão: duas na praia da Aparecida e outras duas na praia do Embaré.
Também já foi concluída a recuperação estrutural das passarelas sobre os canais 3 a 6, na faixa de areia, serviço realizado na parte curva inferior. Integram ainda o projeto melhorias nas muretas em granito; prolongamento das passarelas sobre os canais 5 e 6, garantindo mais segurança para a circulação do público, e a instalação de três válvulas antirretorno no canal 3, minimizando possíveis alagamentos nas vias próximas durante a maré alta.
“Essas válvulas serão os primeiros dispositivos com essa finalidade no sistema de drenagem da Cidade”, lembrou Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). A decisão de instalar as válvulas foi precedida por estudos a cargo de empresas especializadas. “O objetivo é minimizar possíveis alagamentos, já que não se pode prever a força da natureza.”
PROJETO
O pacote de obras contemplará, na etapa final, a instalação de três válvulas antirretorno no canal 3, com a função impedir a entrada de água do mar durante a ocorrência de maré alta e minimizar possíveis alagamentos nas vias próximas. Elas serão inseridas no ponto de junção das redes das ruas Lincoln Feliciano, Alamir Martins e Jorge Tibiriçá com o canal 3, onde os alagamentos ocorrem em ocasiões de forte ressaca juntamente com chuvas de maior intensidade.
O pacote de obras na faixa de areia está a cargo da empreiteira Focus Consulting Engenharia. O investimento é de R$ 3,5 milhões financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos.
Deixe um comentário