Cinema

Com lançamento em Santos, curta-metragem quer quebrar estigmas contra pessoas trans e travestis

24/03/2022
Reprodução

Apresentar uma história com uma protagonista travesti, mas sem associá-la à manutenção de estigmas em torno desse grupo é o objetivo do curta-metragem “Se trans for mar”, cujo lançamento será nesta quinta-feira (24/3), às 19h30, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), com entrada franca.

O vídeo de 25 minutos de duração conta como a personagem Iara – atriz e professora de uma escola de jovens e adultos -, enfrenta uma nova etapa da vida ao ser expulsa de casa pelos pais. Ela passa a residir no morro da Penha com a família de sua amiga Nina Simone, formada por três gerações de mulheres negras. Quando Iara se apaixona por um educador social que lhe oferece um poema, ela hesita em acreditar que o relacionamento romântico poderia ter continuidade sendo uma travesti.

“Minha intenção foi criar uma narrativa positiva de grupos historicamente silenciados e excluídos, que permita a derrubada de estereótipos e o fortalecimento de novos imaginários poéticos”, explica a diretora e roteirista Cibele Appes.

Além da exibição no MISS, o público terá outra oportunidade de assistir ao curta nesta sexta-feira (25/3), às 17h30, na Vila Criativa do Morro da Penha. Também está prevista uma exibição em abril no Cine Roxy, ainda sem data definida, em uma mostra com todos os curtas selecionados no concurso da Prefeitura. Em seguida, a obra concorrerá em festivais de cinema por todo o Brasil.