Mundo Pet

Codevida da Zona Noroeste de Santos atende no Jardim Botânico

16/06/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Para garantir o atendimento de cães e gatos de munícipes, a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal – Codevida da Zona Noroeste passará a realizar também os atendimentos em uma área interna do Jardim Botânico (Rua Amadeo Barbielini s/nº, Bom Retiro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Os serviços para a população estavam momentaneamente concentrados na unidade do Jabaquara (Avenida Francisco Manoel s/nº), em virtude da necessidade de adaptações na Codevida da Zona Noroeste para ser uma área específica e isolada para a quarentena de aves encaminhadas pela Guarda Civil Municipal e Polícia Ambiental, por precaução em relação à gripe aviária no país.

Na terça-feira (13/6), a Secretaria de Meio Ambiente de Santos determinou que os parques Aquário, Orquidário e Jardim Botânico não receberão as aves por um prazo de 180 dias. O objetivo da medida é resguardar os animais abrigados nos parques e zoológicos do País, devido aos 31 casos da doença confirmados no Brasil até quinta-feira (15/6). Não há casos confirmados em Santos.

Atendimento ao público 
Codevida Jabaquara – segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. (Avenida Francisco Manoel s/nº)
Codevida Bom Retiro – segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. (Rua Amadeo Barbielini s/nº)

COMO AGIR AO ENCONTRAR UMA AVE
Procedimentos a serem seguidos pela população, quando encontrar uma ave morta ou debilitada:
– Não se aproximar do animal
– Fotografe ou filme o animal
– Ligue para o Gremar, no caso de animais marinhos, (13 – 99711-4120), GCM (153) e Polícia Militar Ambiental (13 – 3348-4750)

COMPORTAMENTO
Sinais que podem acometer um animal com gripe aviária:
– Pescoço caído, para o lado ou para trás
– Dificuldade de locomoção
– Sinais de convulsão
– Desorientação
– Alteração nos olhos (pálpebras inchadas e/ou avermelhadas)
– Espirro, tosses, dificuldade respiratória e diarreia

O QUE É
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, acarretando barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo e prejuízo econômico para a avicultura comercial.