Cidades Santos

Clima fica instável em Santos, com chuva moderada nos próximos dias

14/12/2021
Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

O clima em Santos ficará ainda mais instável a partir desta terça-feira (14/12), em razão de uma faixa de convergência que se aproxima da região. Apesar da previsão ser de chuva fraca a moderada para os próximos dias, há risco de pancadas com característica de verão, com intensidade mais forte em alguns períodos, gerando acumulado significativo de chuva até o final da semana.

“A faixa de convergência é um sistema meteorológico típico de verão, que organiza as chuvas sobre uma região. Ela costuma ficar estacionada na mesma área durante alguns dias seguidos. A previsão é de que sejam alguns dias de chuva, mas que no fim de semana o tempo já comece a melhorar”, explicou o meteorologista da Defesa Civil, Franco Cassol.

Na quarta (15), a probabilidade de chuva fica em 80%, enquanto na quinta (16) é de 70%, ambos os dias com intensidade moderada. Na sexta, a probabilidade se mantém em 70%, mas a intensidade fica entre moderada e fraca. O volume esperado para os próximos dias é de 25 a 60mm.

A nebulosidade também permanece em boa parte dos dias e a incidência de chuvas está prevista majoritariamente para o período da tarde. Não há alertas para alterações nas condições marítimas ou ressaca.

Para o período de chuvas intensas, a Prefeitura mantém ativo o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) que orienta moradores de áreas de risco em relação a deslizamentos de terra. Ao perceber sinal de perigo, deve-se entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil pelos números 199 ou (13) 3208-1000.