Leitura

Claudia Matarazzo lança livro sobre gastronomia brasileira e etiqueta

10/05/2022
Claudia Matarazzo lança livro sobre gastronomia brasileira e etiqueta | Jornal da Orla

A jornalista e escritora Claudia Matarazzo está lançando seu mais novo livro, Mesa Brasileira: Guia para servir e degustar nossa comida regional, com um evento na próxima quarta (11) no D’Casa Móveis (Av. Washington Luis, 471 – Gonzaga, Santos), a partir das 19h. Uma parte da renda arrecadada no evento será revertida para a Nurex (Núcleo de Reabilitação de Excepcional São Vicente de Paulo)

No livro, Claudia detalha as diferentes culturas existentes no nosso país através da culinária. Como resultado da parceria entre Claudia, Renata de Negreiros e mais 12 chefes das cinco regiões do país, o livro conta com a explicação e descrição de mais de 80 pratos, 18 receitas, além de todo um contexto histórico atrelado aos pratos e as regiões.

“Esse livro nos ensina a não ser gringo no próprio país. O Brasil é muito grande e as vezes você viaja e o local já sabe quando você não conhece a cultura. Por exemplo, você vai pra Bahia e come acarajé, mas só tem acarajé pra comer na Bahia? Claro que não, tem muitas outras coisas”, afirma a jornalista.

Claudia defende a grande qualidade da cozinha brasileira, com uma grande variedade de ingredientes e sabores, além das técnicas únicas de preparos.. “A cozinha brasileira é uma das melhores do mundo sem dúvida nenhuma. Está na hora de pararmos com o complexo de vira-lata, nós pagamos uma nota para comer em grandes restaurantes italianos, franceses e não vai num restaurante regional”, protesta, “Tanto é que temos grandes chefes franceses aqui no Brasil há décadas. Eles não tão aqui porque o Brasil tem uma gastronomia ruim”, completa Claudia.

Confira a entrevista completa abaixo: