Cinema

Cine-debate em Santos destaca mulheres na Ciência

03/03/2023
Reprodução

O Orquidário de Santos promove, no sábado (11/3), das 10h às 12h, o cine-debate Mulheres na Ciência, com exibição do documentário ‘Bertha Lutz (1894 – 1976)’. O encontro faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura da cidade. Interessados devem se inscrever pelo Instagram.

A mediação caberá aos estagiários da Educação Ambiental do parque, Luanna Costa e Moni Justi. Todos os participantes receberão certificado. São 50 vagas.

O documentário
O documentário ‘Bertha Lutz (1894 – 1976)’ é uma a biografia da ativista brasileira Bertha Maria Júlia Lutz, que nasceu em São Paulo, no dia 2 de agosto de 1894. Ela foi responsável direta pela articulação política que resultou nas leis que deram direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos nos anos 1920 e 1930. Bióloga, política e uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século 20, lutou para assegurar que questões de gênero fossem contempladas no estabelecimento das bases da Organização das Nações Unidas (ONU). No campo da Ciência, Bertha Lutz se destacou na área de zoologia, descrevendo e catalogando espécies de anfíbios anuros e publicando importantes estudos sobre esse grupo de animais.

Mais programação

Ainda dentro da programação em homenagem às mulheres, o parque doará mudas de Panc (Planta Alimentícia Não Convencional) a todas as mulheres neste final de semana (4 e 5), das 10h às 12h e das 14h às 16h. No mesmo local, no domingo (5), acontece apresentação de Marcos Miguel e Fátima Chaves, que cantarão sucessos da bossa nova e da MPB, relacionados às mulheres, entre 14h e 16h.

Para entrar no parque, o ingresso custa R$ 10. Menores de oito anos e maiores de 65 têm entrada gratuita; desconto de 50% para estudantes e professores, com apresentação de documento. Também pagam meia-entrada crianças de 8 a 12 anos. O endereço do Orquidário é Praça Washington s/nº (José Menino).