DataOrla

Cientista político faz leitura da pesquisa

17/03/2023
Cientista político faz leitura da pesquisa | Jornal da Orla

Diretor do DataOrla e responsável pela pesquisa, o cientista político Jairo Pimentel faz uma leitura do trabalho de avaliação pelos santistas dos governos municipal, estadual e federal.

Sobre o prefeito, Pimentel afirma que “Rogério possui hoje uma aprovação elevada, o suficiente para torná-lo favorito à reeleição em 2024. Do ponto de vista histórico, governantes que chegam com esse patamar de satisfação da população em relação a seu trabalho, na grande maioria das vezes logram sucesso eleitoral.”

Ainda segundo Pimentel, “a questão é saber se Rogério Santos irá manter esse patamar, ou elevá-lo, até 2024 para verificar se esse favoritismo, observado hoje, será mantido”.

Lua de mel
Ao analisar a avaliação dos santistas sobre a administração do governo do Estado, Pimentel afirma: “Tarcísio de Freitas está em lua de mel em Santos, demonstrando também um aumento de aprovação em setores mais moderados, que vão além do bolsonarismo e do antipetismo”.

Jairo Pimentel entende, no entanto, que “ainda é cedo para afirmar que seu governo será bem-sucedido, mas Tarcísio de Freitas mostra que pode alcançar voos maiores, caso siga para o campo de uma direita moderada”.

Polarização

Jairo Pimentel avalia que a tarefa do presidente Lula é mais complicada, haja vista que ele está governando pela terceira vez e que enfrenta um duro processo de polarização.

“Isso faz com que o quadro de divisão do eleitorado em relação a seu governo se faça presente, algo que deve perdurar ainda nos próximos anos”, conclui o cientista político.

LEIA MAIS

66% dos santistas aprovam prefeito Rogério Santos,

Governador tem aprovação de 70% dos eleitores

Lula aprovado por 51%, mas tem rejeição maior