Música

Choro Negro é atração do Chorinho no Aquário em Santos

01/09/2023
Divulgação

A edição deste sábado (2/9) do projeto cultural Chorinho no Aquário faz uma justa referência a toda contribuição que os músicos negros deram, e dão, na formação da qualidade do gênero e da música popular brasileira como um todo, recebendo o espetáculo “Choro Negro”, produzido pelo Clube do Choro de Santos. A apresentação acontece às 18h, na Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia, com entrada gratuita.

A obra de ícones como Paulinho da Viola, Pixinguinha, Joaquim Calado e Esmeraldino Sales está garantida no repertório. No palco estarão reunidos músicos de reconhecido destaque na região; todos instrumentistas negros. O grupo é formado por Edinho Schmidt (pandeiro), Arizinho (violão de 7 cordas), Paulinho Ribeiro (cavaquinho), César Feitiço (bandolim), Alexandre Branches (cavaquinho) e Caio Forster (viola de arco e violino).

A importância de iniciativas como esta é destacada pelos músicos. “Por meio da arte, da música, a gente pode aproximar o público para reflexão de que o racismo faz parte da nossa história e precisamos unir todos para que o presente e o futuro seja mais justo com a população negra, no caso, com os artistas”, afirma Caio Forster. O colega Arizinho 7 Cordas concorda: “estou muito feliz em participar desse projeto, tocando com músicos de excelência, grandes amigos de rodas de choro. Viva a cultura negra. Viva ao Brasil!”.

O Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, com apoio institucional do Clube do Choro de Santos, e patrocínio das empresas Santos Brasil, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Terminais AGEO, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.