Música

Choro Criativo: projeto terá workshops e rodas de música em Santos

21/08/2023
Divulgação

Com intuito de estreitar os laços e oferecer vivências por meio da música, uma das mais genuínas manifestações culturais brasileiras, o Clube do Choro de Santos inicia um novo projeto: o Choro Criativo. A estreia será nesta quarta-feira (23/8), com o Concerto Didático, das 18h30 às 19h30, apresentando o Quarteto Tétrade, formado por Luan Pablo (clarinete e violão), Lucas Paini (bandolim), César Feitiço (cavaquinho) e Raul Pinheiro (violão), na Vila Criativa Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/nº). A entrada é gratuita.

No Choro Criativo em Santos serão organizados 14 eventos, entre workshops, rodas de música e concertos didáticos até o mês de dezembro.

“Com esse projeto nos propomos a apresentar para todas as pessoas, sobretudo as leigas no tema, o repertório tradicional do choro, explicando os instrumentos, os compositores e falando um pouco da época em que as músicas foram escritas, revelando a importância dentro da nossa identidade cultural. Na segunda frente, com os workshops, abrimos espaço para o público em geral, mas sobretudo para estudantes de música, compositores, cumprindo um papel de formação na música e depois dando a oportunidade de verem o artista do workshop atuando na roda e interagindo com os outros músicos”, detalha a curadora da iniciativa, a professora Cibele Palopoli.

A segunda atividade acontece também neste mês e está marcada para dia 31, na sede Clube do Choro de Santos (Rua XV de Novembro, 68, Centro Histórico). Trata-se de um workshop com Luizinho 7 Cordas, um dos grandes ícones do choro, que falará sobre as partituras para violão 7 Cordas, com mediação da professora Cibele, a partir das 17h.

Em seguida haverá roda de choro com Luizinho, acompanhado pelos músicos Monteiro (bandolim), Alexandre Branches (cavaquinho), Arizinho (violão 7 Cordas) e Edinho Schmidt (pandeiro).

Todos os eventos são gratuitos e não necessitam de inscrição prévia. Mais informações no Instagram.