Santos

Centro de aprendizagem profissional de Santos inscreve para 700 vagas em curso preparatório

17/06/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

O Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps) Santos abriu o período de inscrições para o Projeto Avançar, curso preparatório ao mundo do trabalho. Jovens interessados em participar do processo de triagem têm até o dia 17 de julho para se inscrever pela internet no site da instituição.

Ao todo, são oferecidas 700 vagas para as turmas de 2025. Para se candidatar, é necessário residir em Santos, ter nascido em 2009, estar cursando no mínimo o 9º ano do ensino fundamental em Santos, apto a estudar no período noturno em 2025 e não possuir registro prévio em carteira na condição de aprendiz.

O Projeto Avançar é um curso de formação inicial com 318 horas, divididas em 91 dias letivos, que antecede o contrato como aprendizes nas empresas. A capacitação visa desenvolver competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho, preparando os jovens para os desafios profissionais futuros.

Além da formação técnica, a iniciativa também enfatiza o desenvolvimento da ética, responsabilidade e cidadania dos adolescentes, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Os módulos do curso incluem raciocínio lógico, comunicação oral e escrita, introdução ao mundo do trabalho, história e geografia do município, saúde e segurança do trabalho, rotinas administrativas, porto e cidade, inglês, mídias sociais e pacote office, entre outros.

Para a inscrição, os jovens devem apresentar os seguintes documentos: RG e CPF (digitalizados frente e verso), boletim escolar (2º bimestre de 2024) e comprovante de residência. A Comissão de Análise, composta por colaboradores do Camps, realizará uma entrevista com o responsável legal do candidato para verificar os dados. O agendamento das entrevistas será publicado no dia 31 de julho no site da instituição.

Visitas domiciliares também poderão ser agendadas para confirmar as informações fornecidas. Dados não verificados como verdadeiros podem desclassificar o candidato. A ausência na entrevista agendada também resultará em desclassificação, informa a comissão organizadora. Na segunda etapa do processo, os candidatos terão de produzir um texto. O local e horário serão divulgados no dia 4 de outubro.

As listagens provisórias dos candidatos aptos ao ingresso no 1º e 2º semestres serão divulgadas, respectivamente, em 17 de janeiro e 7 de julho de 2025. As listagens definitivas serão publicadas em 5 de fevereiro e 23 de julho de 2025.