Casa e Decoração

Casa saudável: 5 dicas que vão trazer mais saúde para os moradores e os ambientes do lar

03/03/2022
Unplash - Patrick Perkins

Materiais utilizados na construção da casa, a disposição de móveis e pequenos hábitos que levamos podem influenciar negativamente na nossa saúde e atrapalhar a qualidade de vida dentro do lar.

Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e a pratica de exercícios físicos são dois dos muitos hábitos que devemos ter quando falamos em vida saudável. Mas para cuidar de nós, também devemos cuidar do ambiente em que estamos, principalmente a nossa casa. A Healthy Building Certificate alerta que alguns materiais utilizados na construção da casa, a disposição de alguns móveis e pequenos hábitos que levamos podem influenciar negativamente na nossa saúde e atrapalhar a qualidade de vida dentro do lar.

“Por conta do desconhecimento, em muitas ocasiões lidamos com produtos nocivos à saúde da casa. Mas a boa notícia é que muitos deles podem ser facilmente substituídos ou excluídos do nosso dia a dia. É preciso estar sempre alerta e buscar informações para fazer escolhas inteligentes”, explica Allan Lopes, fundador e diretor global da HBC, que atua no Brasil e no exterior. Com olhar apurado, ele listou 5 dicas para serem analisadas e seguidas. Acompanhe!

1- Quarto Relaxante
Especializado em biologia da construção, Lopes explica que o dormitório precisa ser entendido pelos moradores como um ‘templo’. “É nesse ambiente que buscamos o descanso para o nosso corpo e reorganizamos as nossas ideias no campo mental. Por isso, ele precisa ser tratado como o centro da casa”, recomenda. Independentemente da decoração escolhida pelos moradores, o quarto deve apresentar duas coisas essenciais na hora de dormir: 1- ausência de luz, deixando o cômodo totalmente escuro e 2- o silêncio para conduzir o adormecimento.

Além desses dois fatores, é importante investir em mobílias com o máximo de produtos naturais em sua composição, evitando materiais que possam ser nocivos à saúde. “Ao definir o mobiliário, recomendo evitar peças que apresentem cola em sua composição ou montagem. Estes materiais, muitas vezes, são tóxicos e nocivos à saúde”, complementa Marcos Casado, CEO da empresa no Brasil. Para isso, a sugestão é se atentar aos certificados FSC ou Cerflor com documento de origem florestal da madeira.

O colchão também pode ser outro vilão dos quartos. Dependendo do modo de fabricação, os colchões podem ter cerca de 150 substâncias diferentes em sua composição, muitas delas nocivas à saúde segundo a HBC.  Elementos como o poliuretano e retardante de chamas são exemplos de componentes tóxicos que podem causar desde dores de cabeça a problemas respiratórios e até mesmo câncer. “Sem contar o impacto negativo que esses itens oferecem ao meio ambiente, uma vez que são de difícil reciclagem e podem demorar centenas de anos para a sua decomposição”, detalha Casado.

Como opções mais saudáveis, a HBC sugere a escolha de colchões produzidos com fibras naturais como algodão, bambu ou látex.

2 – Casa Livre de Ondas Eletromagnéticas

O mito de que o aparelho de micro-ondas causa câncer ganhou força com base no senso comum das pessoas tem sim um fundo de verdade. As ondas eletromagnéticas transmitidas por eletrodomésticos e eletrônicos presentes no cotidiano não provocam tumores mas podem causar dores de cabeça, irritabilidade e insônia em até 10% da população mundial, considerados eletrossensíveis, de acordo com estudos divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar de saber que é impossível estar 100% livre dessas ondas, o diretor global da HBC aconselha que exposições excessivas e desnecessárias sejam evitadas, sempre que possível. “Pequenas medidas podem cooperar para o nosso bem-estar. Por exemplo, se os aparelhos eletrônicos não estiverem em funcionamento, desligue-os das tomadas. Pode ser um pouco mais trabalhoso desconectar o roteador de Wi-fi após o uso, mas estamos falando de saúde. Vale a pena tentar! ”, incentiva Lopes.

3-  Ventilação e Iluminação

Uma casa saudável deve ser sempre bem ventilada e naturalmente iluminada. As janelas devem ser abertas pela manhã, quando a poluição das grandes cidades ainda é menor, ou pelo menos uma vez ao dia. A luz do sol e a troca constante do ar ajudam a evitar proliferação de fungos, bactérias e mofos.

Outra dica do CEO da HBC é evitar o uso de ar-condicionado, pois, além de prejudicar a qualidade do ar, o aparelho ainda demanda de manutenção periódica e não é nada econômico. “Caso seja mesmo necessário o uso do ar condicionado, busque comprar equipamentos que promovam a filtragem e a ionização do ar, além de prever a renovação interna do ar e que sejam silenciosos”, recomenda Casado.

4-  Mobílias do tamanho certo

Na hora de escolher o mobiliário da casa é importante levar em consideração a estatura dos moradores. A altura da pia da cozinha, por exemplo, deve ser adequada e confortável para quem vai utilizá-la na rotina diária. “Questões de medida e proporção devem ser analisadas em todos os cômodos. Tudo deve ser ergonômico e funcional para auxiliar nas tarefas do dia a dia e não trazer perigo às pessoas”, continua Lopes.

5-  Home office

Com a pandemia, o número de pessoas que aderiram ao home office de forma definitiva cresceu ainda mais. Por isso, algumas adaptações devem ser feitas no lar para atender essa nova necessidade. “Tente separar o escritório do restante da casa. Porém, caso não seja possível, pelo menos setorize este espaço com o uso de uma mesa e cadeira apropriada. O importante é não trabalhar sentado na cama ou sofá com o notebook no colo”, finaliza Casado.

Sobre a HBC

A Healthy Building Certificate (HBC) tem o objetivo de tornar as pessoas o foco de todos os espaços, proporcionando mais saúde e bem-estar a elas. A empresa, que está no mercado brasileiro desde 2012 e possui sede nos Estados Unidos, oferece suporte, consultorias e diferentes tipos de certificações para projetos, obras, edificações, produtos e profissionais da área da construção civil, buscando implementar a cultura da Construções Saudáveis em todo o país e exterior. Ainda este ano, a HBC lançará a primeira mostra sobre casa saudável do Brasil, na cidade de São Paulo.