Santos

Casa do Artesão de Santos recebe palestra sobre desenvolvimento econômico

26/03/2024
Divulgação PMS

Na tarde desta segunda-feira (25/03), a Casa do Artesão de Santos sediou uma palestra sobre o papel do artesanato no desenvolvimento econômico, na preservação da identidade cultural e no fomento ao turismo local. Elisabete Bacelar do Carmo, diretora de Artesanato e Microempreendedor Individual do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, foi a palestrante do evento, que marcou as celebrações do Dia do Artesão.

Diante de aproximadamente 30 pequenos empreendedores, Elisabete destacou as novas diretrizes, desafios e metas do Ministério, estabelecido em setembro de 2023. Entre os objetivos delineados estão o aumento do número de artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), a criação de canais adicionais de comercialização e a implementação de políticas de acesso a crédito.

Durante a apresentação, a palestrante enfatizou a importância do diálogo direto com os artesãos para avaliar o impacto das ações governamentais. “É essencial ouvir as necessidades dos artesãos, pois isso nos proporciona insights valiosos para aprimorar nossos serviços em Brasília. Estamos empenhados em abrir novas oportunidades de mercado e acesso a crédito, inclusive para exportação. Para alcançar esses objetivos, planejamos oferecer capacitações e estabelecer parcerias estratégicas com instituições como o Sebrae e os Correios”, afirmou Elisabete, respondendo às dúvidas dos participantes.