Alta Rotação

Carro sujo dá multa?

07/10/2022
Carro sujo dá multa? | Jornal da Orla

Essa semana circulou a notícia que gerou bastante polêmica, sobre um decreto, no qual dizia que quem andasse com o carro sujo pagaria uma multa de R$ 130, 00. Será verdade?

Bom, a notícia é verdadeira, mas não é para se assustar. Sim, esse decreto existe, porém ele é um decreto regional, ou seja, não vale para todo o país. Estamos falando do decreto nº 6.094, de 10 de dezembro de 2014 e é da cidade de Congonhas, em Minas Gerais. Segundo esse decreto, é proibido o tráfego de veículos com potencial de causar danos para vias públicas ou pessoas. Você deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com sujeira?

Para entender essa história, é importante saber que a cidade de Congonhas fica próxima à BR-040, onde existe um tráfego de caminhões transportando minério muito alto. A rodovia fica suja com o material e isso acaba sujando também os carros que passam por lá. Em dias chuvosos a situação fica ainda pior. Por isso, o decreto proíbe andar como carro sujo nas ruas, porém o foco são os carros com resíduos de minério de ferro, que tem possiblidade de causar danos para a população. Por isso, caminhões e carros vindos de mineradoras são proibidos de circularem. Isto é, quem possui planos de visitar a cidade de Congonhas deve parar em um posto antes de entrar no município. Após a lavagem, a circulação é tranquila e todos são bem-vindos na cidade. Ah, e quem desobedecer esse decreto, paga multa de R$ 130, além de ganhar 4 pontos na CNH.

Resumo da ópera: carros sujos não geram multa em outros municípios que não seja Congonhas. Ainda assim, para a saúde do seu veículo, é sempre recomendável que você mantenha tudo higienizado – por dentro e por fora. A higiene pode aumentar não só o tempo de vida do carro, mas também garante a própria saúde de quem frequenta o seu carro e a sua.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.