Alta Rotação

Carro de leilão, vale a pena?

17/02/2022
Carro de leilão, vale a pena? | Jornal da Orla

Essa semana o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) em Santos realiza até domingo um leilão on-line. No total, 215 veículos foram disponibilizados para serem arrematados. Os veículos, que foram apreendidos por questões administrativas, saem quitados, sem nenhuma dívida, já que o valor arrecadado é utilizado pelo departamento justamente para quitar os débitos do proprietário junto ao Estado. Quem quiser participar, deve se inscrever pelo site da empresa responsável, que pode ser acessado pelo portal do Detran-SP. Após a inscrição, o cidadão receberá uma senha para participação.

Eu aposto que muitos devem estar se perguntando: vale a pena adquirir um veículo em leilão? O maior atrativo para se comprar carros de leilão está, sem dúvidas, no seu preço. Afinal, é possível adquirir veículos dessa forma com até 30% de desconto com relação à Tabela Fipe. Então, pensando apenas nos valores gastos com a compra do automóvel naquele momento, financeiramente pode ser vantajoso.
É muito importante ter em mente que os gastos extras com veículos adquiridos em leilões são todos por conta do novo proprietário. Assim, lembre-se de que o valor inicial da compra pode acabar aumentando e esteja preparado para isso. Entre os gastos extras estão despesas com eventuais problemas mecânicos. Também vale destacar que é provável que o carro tenha ficado em pátios abertos, exposto às variações climáticas, o que também não é o ideal para que o carro se encontre em boas condições.

Podemos dizer que a compra de carros de leilão apresenta algumas desvantagens, mas também pode ser muito proveitosa. Para que isso aconteça, basta fazer uma análise criteriosa e avaliar bem o produto e as condições de compra. Depois de analisar cuidadosamente os prós e contras desse investimento, você saberá se ele é uma boa opção ou não.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.