Santos

Carnabonde celebra tradição e história

09/02/2024
Isabela Carrari / PMS

O Carnabonde em está de volta em Santos para festejar o Carnaval com uma pitada de nostalgia e muita alegria. O evento, acontece neste sábado (10) na Praça Mauá a partir das 12h. Este ano, a 22ª edição prestará uma emocionante homenagem ao tradicional bloco ‘Raparigas do Último Gole’, que por décadas animou o bairro Gonzaga.

A grande estrela do evento é o bonde, especialmente decorado pela equipe do renomado artista plástico André Leahun. Com uma temática vibrante e divertida, que remete ao bloco homenageado, o bonde chega à Praça Mauá às 15h e segue em cortejo pelas ruas do Centro Histórico a partir das 15h30, arrastando os foliões em um passeio único e animado.

Durante o trajeto, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a tradição e a história da cidade, além de se encantarem com as belas decorações carnavalescas. A presença da Corte Carnavalesca, das voluntárias do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e dos familiares do homenageado promete enriquecer ainda mais a experiência.

“Procuramos deixar o bonde como uma verdadeira casa portuguesa, trazendo ornamentos da cultura do país do Seu Orlando. O evento é uma maneira única e charmosa de celebrar o Carnaval em Santos, unindo tradição, história e diversão. É uma experiência que atrai moradores locais e visitantes, criando memórias especiais, homenageando figuras ilustres da nossa cidade, fortalecendo o espírito festivo de Santos”, destacou o artista plástico André Leahun.

O desfile seguirá o mesmo percurso da Linha do Bonde, partindo da Praça Mauá e percorrendo as principais ruas do Centro Histórico, como a Rua General Câmara, Rua do Comércio e Largo Marquês de Monte Alegre, retornando ao ponto de partida pela Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco e Rua Cidade de Toledo.

 

bloco ‘Raparigas do Último Gole’

O bloco ‘Raparigas do Último Gole’ marcou época em Santos. Surgido em 1986, numa conversa entre Orlando Carlos Correia Tavares, conhecido como Morgado, e o amigo Odair Gonzalez, o bloco ganhou fama ao reunir homens vestidos de mulher para desfilar na Dona Doroteia, no bairro Gonzaga. Essa tradição agora é reverenciada no Carnabonde, mantendo viva a memória desses momentos de folia.