Santos Saúde

Caravana leva serviços e orientações sobre saúde bucal a morro de Santos

02/05/2022
Isabella Carrari/Prefeitura de Santos

A Caravana do Riso, projeto que leva atendimento odontológico gratuito a vários pontos da região, esteve pela primeira vez na Vila Progresso, em Santos, no sábado (30/4). Durante a ação, realizada na Vila Criativa do bairro, mais de 70 moradores foram atendidos em diversas especialidades.

Realizado sempre no último sábado do mês em diferentes localidades, o projeto visa a reinserção social de pessoas em condição de vulnerabilidade a partir do tratamento odontológico Os munícipes receberam kits com escova de dentes e creme dental, aprenderam o método correto de escovação e passaram por triagem com dentista para definir se seria necessário o atendimento.

Foram ofertados serviços de periodontia (gengivas, ossos e ligamento periodontal), prótese, pediatria, dentística (estética e integridade estrutural e funcional dos dentes), além de cirurgia. “Nosso objetivo é mudar o sorriso das pessoas. É maravilhoso quando o paciente entra aqui de uma forma e sai diferente, com o sorriso renovado, é como se saísse outra pessoa”, declarou uma das gestoras da Caravana do Sorriso, Raquel Esteves. “Muitas vezes as pessoas não comparecem porque acham que não é verdade ou que o serviço que a gente presta não é gratuito. Mas elas precisam vir, conhecer e ver o que nós fazemos”, complementou.

O evento foi realizado pela entidade com o apoio da Prefeitura de Santos, que cedeu o espaço e carros da Secretaria de Saúde para transporte.

“Todas as parcerias entre Poder Público e terceiro setor são muito importantes para que a gente não só consiga atender o maior número de santistas, mas que preste esse serviço com qualidade. A Caravana do Riso é uma dessas iniciativas que nos ajuda a chegar cada vez mais longe, contribuindo com o bem-estar da população”, disse a vice-prefeita Renata Bravo.