Santos

CAMPS Santos completa 57 anos de história e inaugura novo prédio

04/12/2024
José Luiz Borges/Divulgação

O Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS) Santos, uma das instituições mais importantes e respeitadas da Baixada Santista, inaugurou nesta sexta-feira (29/11) um novo prédio ao lado da sede atual, oferecendo um ambiente ainda mais acolhedor e propício ao aprendizado dos jovens da região. Na ocasião, também foi celebrado o aniversário de 57 anos da entidade, com a presença de autoridades, diretores e convidados.

Com 1.102 metros quadrados distribuídos em cinco pavimentos, o novo prédio representa um marco na história do CAMPS, pois permitirá uma ampliação significativa no atendimento da instituição. O projeto conta com diversos espaços, como um coworking no térreo, 10 salas de aula modernas e áreas de convivência, além de um auditório com 170 lugares.

Referência na região quando o assunto é aprendizagem profissional, o CAMPS Santos atende cerca de 3.000 pessoas por ano em diversos programas, projetos, oficinas e cursos realizados, também, em parceria com outras entidades. Atualmente, a instituição tem cerca de 1.100 jovens em contratos de aprendizagem e estágio ativos, distribuídos em aproximadamente 200 empresas privadas e órgãos públicos conveniados. Além disso, há 350 jovens em formação e outros cerca de 500 já formados aguardando a oportunidade do primeiro emprego.

O grande desafio agora, segundo o presidente da instituição, Elber Justo, é trazer mais empresas parceiras para gerar mais postos de trabalho para esse público. “Nosso objetivo sempre foi ampliar as oportunidades para os jovens. Para isso, implementamos novas estratégias de capacitação e expandimos nosso relacionamento com as empresas parceiras. Também intensificamos a parceria com a Prefeitura de Santos, que, reconhecendo nosso trabalho, ratificou o contrato de 200 vagas para aprendizes.”

Para o CAMPS continuar a crescer e oferecer oportunidades aos jovens, Elber Justo destaca a importância do apoio da comunidade empresarial. “Por isso, lançamos hoje o desafio ‘Um + Um Jovem Aprendiz’, uma iniciativa que visa que vai além do cumprimento de cotas. “Nosso objetivo é incentivar as empresas da região a contratarem ao menos mais um jovem aprendiz, promovendo uma formação que realmente transforme vidas e ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional para a nossa juventude”.

Novo Prédio

O novo prédio foi adquirido e reformado pelo CAMPS com recursos próprios, num investimento total de R$ 2,5 milhões, contando com a doação do Rotary no valor de R$ 500 mil para a compra de mobiliário e computadores. Além de passar por obras de reestruturação e modernização, o prédio ganhou um elevador, banheiros acessíveis e novas entradas.

No térreo, funcionará um coworking com computadores e um espaço organizacional interativo com um telão de LED para eventos. O mezanino será utilizado como área administrativa. Já no segundo e terceiro pavimentos, ficarão as salas de aula (quatro em cada andar, com capacidade para 25 pessoas) e de treinamentos (uma em cada andar, com capacidade para 16 pessoas). Todas elas são equipadas com mesas, cadeiras, smart TVs e lousas de vidro, além de rede Wi-Fi. Na cobertura, há um espaço de convivência voltado para a realização de eventos.

Ao lado do prédio, um auditório para 170 pessoas, com palco, púlpito, poltronas, equipamentos audiovisuais e sala de apoio técnico, além de banheiros externos.

Projetos do CAMPS

O CAMPS oferece diversas formas de ingresso e qualificação para os jovens da Baixada Santista:

Projeto Avançar

A mais conhecida iniciativa e um dos diferenciais da instituição é o Projeto Avançar. A capacitação é realizada através de um curso modular de quatro meses, que visa desenvolver competências e habilidades para oportunizar melhores condições no mundo do trabalho. O projeto atende adolescentes de Santos, em situação de vulnerabilidade social, que ingressam no curso com 15 anos de idade. Por ano, são formados 700 jovens neste programa, divididos em duas turmas. Após a formatura do Projeto Avançar, os jovens ficam aptos a ingressarem no Programa de Aprendizagem.

Programa Aprimorar

Outra forma de ingressar no CAMPS é por meio do Programa Aprimorar, ou Maior Aprendiz, voltado para jovens entre de 18 a 22 anos, moradores da Baixada Santista. Com o objetivo de melhor inserção no mundo do trabalho, o CAMPS organizou um treinamento de 42 horas (cerca de 1 mês), com conteúdos que proporcionam ao jovem, uma primeira leitura do que é o contexto empresarial, abordando as diferentes formas de processos, bem como, noções básicas de trabalho em equipe frente aos possíveis modelos de gestão.

Programa de Estágio

O Programa de Estágio do CAMPS, criado em 2021, tem como objetivo oferecer mais oportunidades para os jovens da Baixada Santista. Voltado para universitários, estudantes de cursos de cursos profissionalizantes e técnicos, o programa proporciona aos estudantes a chance de iniciar uma carreira profissional, fornecendo todo o suporte necessário para trilhar um caminho de sucesso.

Programa CapacitaCE

O Programa CapacitaCe, em parceria com a Universidade Corporativa Cesari, tem como objetivo proporcionar a capacitação, a inclusão e o reconhecimento à igualdade de Pessoas com Deficiência (PCD) no mundo do trabalho. A iniciativa é destinada a moradores da Baixada Santista.

Oficinas profissionalizantes

Visando incrementar o currículo dos jovens para que possam chegar ainda mais preparados ao mercado de trabalho, o CAMPS oferece, aos sábados, oficinas gratuitas de inglês, Power BI, excel, informática, manutenção de computadores, Comex, espanhol, libras, programação, treinamento e desenvolvimento, comunicação empresarial e educação financeira.

Oficinas culturais e esportivas

Também aos sábados, a entidade promove oficinas culturais e esportivas. Por meio do Projeto Movimenta, são ministradas aulas gratuitas de Futsal, Voleibol, Tênis de Mesa, Ginástica Funcional e Pilates. Desenvolvido através do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (PROMIFAE), da Prefeitura de Santos, e com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário – BTP, o programa tem o objetivo de implantar atividades esportivas que promovam saúde e bem-estar dos jovens assistidos pelos programas da instituição, dos colaboradores e da comunidade local.

Novidade também foram as aulas de violão, formação de DJ, dança e teatro, abertas para toda a comunidade. A iniciativa foi realizada através do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult), com o apoio das empresas MSC e BTP, em 2024 e será retomada em 2025. Também aos sábados ocorrem os ensaios da Banda Marcial do CAMPS Santos, uma das mais tradicionais da cidade.

Parcerias

O CAMPS Santos firmou várias parcerias com empresas e entidades da região para ampliar
as oportunidades de emprego e capacitação:

●Capitania dos Portos: Capacitação para jovens que concluíram o serviço militar
obrigatório.
● Grupo INCATEP: Curso gratuito de Trilha Portuária, com mais de 200 jovens
formados.
● EMBRAPS: Treinamento gratuito de serviços gerais para familiares de aprendizes.
● Evo: Projeto “PAS – Aprendiz da Segurança”, com foco na segurança no trabalho.
● Sebrae-SP: módulo de empreendedorismo com o objetivo de fomentar o espírito
empreendedor entre os aprendizes e ampliar as possibilidades desses jovens no
mundo do trabalho.
● Museu do Café: Bolsas de estudos gratuitas em cursos de torra e barista para ex-aprendizes.