Santos

Câmeras do Porto e prefeitura serão compartilhadas

22/03/2024
Isabela Carrari / PMS

A partir desta sexta-feira (22/03), a Prefeitura de Santos terá acesso em tempo real às imagens de 46 câmeras da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Guarda Portuária, instaladas em áreas públicas do Porto de Santos, excluindo os terminais privados. Em contrapartida, a APS e a Guarda Portuária terão acesso a 42 câmeras da Prefeitura, interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da cidade, instaladas tanto na região portuária quanto na área urbana do município. O acordo de cooperação técnica foi anunciado pelo prefeito Rogério Santos e pelo diretor de Operações da APS, Beto Mendes.

Com esta parceria, 14 guardas portuários irão trabalhar no CCO da Prefeitura de Santos, localizado no Paço Municipal, em regime de revezamento, garantindo cobertura 24 horas por dia, todos os dias da semana. Essa medida visa fortalecer a segurança nas áreas internas e próximas ao Porto de Santos, além de contribuir para a gestão do tráfego de veículos, auxiliando os órgãos responsáveis na tomada de decisões estratégicas e na elaboração de medidas conjuntas.

O Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Santos, inaugurado em 2020, é equipado com tecnologia avançada e conta com mais de 1.700 câmeras instaladas em diversos pontos da cidade. Além disso, o CCO utiliza recursos como análise de vídeo inteligente e reconhecimento ótico de caracteres para garantir a segurança dos cidadãos. Todas as imagens captadas são repassadas em tempo real para sistemas de segurança estaduais e federais, contribuindo para investigações e o atendimento de solicitações das autoridades.