Santos

Calçadão da Rua XV em Santos começa a ganhar novo visual

13/07/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Já começou a instalação de revestimento com pedra portuguesa nas calçadas da Rua XV em Santos, que está em processo de revitalização. Ao final das obras, o trecho da via, entre as ruas Riachuelo e Frei Gaspar, se tornará um calçadão com piso de granito para priorizar a circulação de pedestres e a realização de eventos.

A Rua XV em Santos ganhará meios-fios de granito na cor cinza e a rua será revestida também com piso em granito, para acabamento uniforme, praticamente nivelado ao passeio – o rebaixamento será de no máximo três milímetros. Outro trecho, após a Rua Riachuelo, terá os paralelepípedos recuperados e mantidos no nível atual.

As obras estão a cargo da Agnus Engenharia, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 1.031.637,99, sendo R$ 789.496,66 provenientes da Secretaria do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SDR), e o restante, do orçamento municipal.

Rua XV em Santos: a Wall Street brasileira

Cenário para várias novelas e considerada uma das vias mais charmosas do Centro Histórico, a Rua XV de Novembro remete aos tempos dos barões do café, sendo conhecida como a ‘Wall Street’ santista, pois nela aconteciam as negociações internacionais do café, o mais importante produto nacional já à época.

Denominada Rua Direita no período colonial, ela abrigou casarões das famílias mais ricas e, depois, as melhores e mais importantes casas comerciais, agências bancárias e escritórios. Foi em 1889 que a via foi rebatizada com o dia que transformou o País em república.

Nela também se estabeleceram os principais bancos, a exemplo do City Bank, Banco Holandês Unido, Banco Ítalo-Belga, Banco do Minho, Bank of London & South America Limited, Banco da América S/A, assim como a Associação Comercial, Bolsa de Valores de Santos e a Bolsa do Café, que desde 1998 abriga o Museu do Café.