Baixada Santista

Blitz ‘Estupro é Crime’ mobiliza pessoas em Praia Grande

22/03/2022
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Cerca de 100 pessoas se reuniram em uma ação para reforçar a criminalização do estupro. Realizado no sábado (19/3) e chamado de “Blitz Estupro é Crime, a Culpa Nunca é da Vítima”, o movimento difundiu informações sobre o assunto, por meio de livretos e conversas com a população.

A abertura, realizada na Praça dos Emancipadores, no Bairro Boqueirão, reuniu autoridades da Cidade e representantes de Secretarias que atuam quando há ocorrência de violência sexual, como a de Saúde, e a Assistência Social. Também contou com a participação de representantes da Educação, importante parceira na identificação de diversas situações na vida dos alunos.

De lá o grupo seguiu pela avenida Presidente Costa e Silva, abordando e conversando com pessoas, panfletando nos semáforos e ao longo do centro comercial.

De acordo com a diretora de Proteção Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social, responsável pelo atendimento a mulheres vítimas de violência, Ana Maria Bonfrigério, o resultado da ação foi extremamente positivo, pois chamou a atenção das pessoas para um assunto muito importante. “Quem era abordado parava para ouvir, quem estava passando de carro pedia os livretos. Notamos que a população está interessada e isso é muito positivo”.

A manifestação teve também o apoio das Polícias Civis, Militar e Rodoviária, Associação Comercial de PG, OAB PG e Conselho Tutelar. As secretarias municipais de Trânsito e de Assuntos de Segurança Pública também participaram da mobilização.