Leitura

Biblioteca na Zona Noroeste de Santos oferece programação com oficinas e debates

09/06/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

A programação da Biblioteca do CEU das Artes (Praça da Paz Universal s/nº, Castelo) do mês de junho traz atividades com oficinas de trabalhos manuais, encontros e debates, além de inscrições para oficinas de teatro e poesia.

A agenda já tem início com a oficina de fuxico nos dias 13, 15, 27 e 29 de junho, das 14h às 16h, realizada em parceria com o Nuclim – Núcleo de Lideranças das Mulheres. A participação é apenas para mulheres e não é necessário fazer inscrição.

Todas as terças-feiras do mês, a oficina de artesanato, com a professora Andrea Campanilli, trabalha com a confecção de diversos tipos de peças, a partir da reciclagem de materiais utilizados em casa.

Realizados também em parceria com o Nuclim, o Varal Solidário e a Campanha do Agasalho têm como objetivo criar um espaço onde as pessoas possam doar e receber roupas, sapatos e acessórios de vestimenta. Durante este mês, o varal fica montado todos os dias, das 11h às 15h30.

Ministrado pelos professores Iago Gomes de Moura e Alex Santos Padovezi, o Plantão de Xadrez ensina noções básicas do jogo e como praticá-las. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h, e terças-feiras, das 13h às 16h.

Outros projetos

Projeto voltado para crianças de seis a 11 anos, o Roda de Histórias passa a ser realizado pela contadora de histórias e criadora da ‘Turma do Longinho’, Carol Porto. Escolas, instituições e turmas interessadas devem agendar a participação através das redes sociais do CEU das Artes (@ceudasarteszn).

‘Conhecendo Meus Direitos’ debate e estuda legislações, principalmente as voltadas à área de cultura. O próximo encontro ocorre no dia 24, às 19h.

O ‘Encontros’, projeto que visa a acolhida de pessoas com deficiência, realizado em parceria de professoras e alunos da Unifesp, tem nova edição no dia 27, às 14h. O convidado da vez é o violonista e professor da Secretaria de Cultura, João Paulo Siqueira César, que faz uma apresentação para os participantes do projeto executando músicas ligadas a temas literários.

Também no dia 27, a partir das 19h, ocorre o encontro do Clube de Leitura, que debate o texto ‘O Assassinato do Anão do C… Grande’, do dramaturgo santista Plínio Marcos, com mediação da atriz e poetisa Elis Alonso e do ator João Pedro Silva.

Inscrições
Ministrada por Daniel Calado, a oficina teatral ‘Labirinto dos Personagens’ está com inscrições abertas. Por meio do jogo, Daniel conduz os alunos na construção de personagens. A cada porta aberta, um ambiente, um cenário ao qual o personagem deve reagir.

Para quem já desenha, escreve, compõe ou até mesmo realiza qualquer atividade artística, a oficina será um estímulo à integração do teatro às demais artes. Para se inscrever, basta comparecer à biblioteca com RG e um responsável, no caso de menores de 18 anos. Idade mínima: 10 anos. As inscrições ficarão abertas durante todo o mês de junho.

Outra opção é a oficina de Slam, uma modalidade de poesia falada surgida nas ruas de Chicago (EUA), em 1984, que traz em suas métricas e rimas questões da atualidade e da vivência de cada um.

A atividade é destinada a pessoas a partir de 12 anos. Para se inscrever basta comparecer à biblioteca do CEU das Artes, com RG e comprovante de residência original e cópia. Os menores de 18 anos devem levar um responsável.

O equipamento cultural está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.