Regional

Bertioga celebra São Pedro Pescador

23/06/2022
Divulgação/Prefeitura de Bertioga

O dia de São Pedro, celebrado oficialmente em 29 de junho, será comemorado com grandes festividades no dia 3 de julho, em Bertioga. A Paróquia São João Batista e a Colônia dos Pescadores Z-23, com apoio da Prefeitura, realizarão a ‘Benção dos Anzóis’ e procissão marítima. As festividades terão início às 16h, no coreto em frente ao Píer Licurgo Mazzoni, localizado no Canal de Bertioga.

Marcada por ritos de fé e cultura caiçara, a tradicional Benção dos Anzóis é realizada há mais de 30 anos na Cidade. Neste ano, a celebração será conduzida pelo Frei Cléber dos Santos, com a presença de fiéis e autoridades. A procissão marítima, que tem saída prevista para às 16h30, a partir do Píer, contará com a participação das embarcações de pescadores artesanais e de turistas que frequentam as marinas do Município. Às 19h acontece a Missa Solene em homenagem a São Pedro, na Igreja Matriz, encerrando oficialmente as comemorações ao Santo dos pescadores.

PROTETOR
São Pedro nasceu como Simão, na Galileia. Ao longo da vida, realizou trabalhos como pescador ao lado do pai e do irmão, o apóstolo André. O Santo foi discípulo de Jesus Cristo. O chamado se deu quando Jesus solicitou sua embarcação para pregar a multidão que se aglomerava na orla (Lucas 5, 1-11). Ele é considerado o primeiro Papa, príncipe dos apóstolos e padroeiro dos pescadores.

Por causa da fé, o santo foi perseguido e aprisionado duas vezes, sob ordens do imperador Nero. No seu último dia de vida, ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, porque não acreditava ser digno de morrer da mesma forma que Jesus. São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil.