Baixada Santista

Beach clubs são a aposta de Guarujá para o verão

24/01/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Tendência do momento nas praias mais badaladas do Brasil, os beach clubs chegaram a Guarujá. Três empresas atenderam edital de convocação pública feito pela Prefeitura e já começaram a instalar suas estruturas nas praias da Enseada, Pitangueiras e Pernambuco. Trata-se de um projeto piloto, com duração até o dia 7 de março próximo.

Os beach clubs, verdadeiros clubes à beira mar, são a principal aposta da Prefeitura de Guarujá para diversificar e potencializar os mais recentes investimentos em infraestrutura turística nesta temporada de verão, com o objetivo de aquecer a economia local e fomentar a geração de empregos.

Os beach clubs de Guarujá vão oferecer aos moradores e visitantes um melhor aproveitamento das praias, com conforto e qualidade de atendimento, com o uso de mão de obra especializada como garçons, bartenders, músicos e toda a gama de profissionais ligados à indústria do entretenimento.

A expectativa da Administração Municipal é que essa modalidade de negócio diversifique e aqueça consideravelmente o turismo local, assim como aconteceu em grandes balneários nacionais, a exemplo de Angra dos Reis (RJ), Maraú (BA) e Florianópolis (SC).

“Essa ação deriva de muitos estudos e projeções, inclusive com visitas técnicas a destinos turísticos que já colheram frutos muito proveitosos desse tipo de iniciativa”, ressalta o prefeito de Guarujá. Segundo o prefeito, os beach clubs movimentam não só o trade turístico, mas toda a cadeia econômica na Cidade. “Nosso objetivo é um só: qualificar Guarujá como destino turístico, incrementar a arrecadação de tributos e, principalmente, gerar emprego e renda para a população”, destaca.

Presidente da Associação dos Quiosqueiros de Guarujá, Vera Lúcia de Sousa Santos aprova a ideia. “É uma proposta que atrai ainda mais o turista para a praia, que é o que precisamos estimular cada vez mais. Além de ter ficado muito bonito, é uma opção a mais, uma iniciativa muito bem vinda e que beneficia todos os públicos que frequentam a Cidade”, disse ela, que comparou os beach clubs que já se instalam em Guarujá a outros também badalados em cidades do Nordeste, como Maceió (AL), Aracaju (SE) e Trancoso (BA).

O conceito

Os chamados beach clubs são verdadeiros clubes à beira mar destinados a proporcionar uma experiência diferenciada para um dia de lazer na praia, com conforto, entretenimento e uma estrutura de alto padrão, oferecendo desde aperitivos simples a pratos mais sofisticados para uma refeição. Em geral, os petiscos e a comida são voltados para os frutos do mar.

As bebidas vão desde uma simples cerveja, passando por vinhos e drinks variados. O diferencial é o visual, por serem estabelecimentos “pé na areia”, podendo ser cobertos, para não expor os frequentadores às intempéries do clima. Oferecem atividades esportivas, banheiros, vestiários, entre outros diferenciais.