Esportes

Basquete Santos briga por título nacional inédito

04/06/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

A cidade de Santos será, a partir de quinta-feira (6), a capital nacional do basquete, sediando a Final Four do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino da modalidade. E melhor do que isso, a equipe Basquete Santos/BlueMed/Fupes/Inst. de Rosis está na briga pelo troféu inédito.

A Final Four será disputada até sábado (8), com todos os jogos realizados na Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184 – Vila Mathias), com entrada gratuita. Além da equipe santista, estão na fase final do Brasileiro os times Cruzeiro Basquete (MG), Basket Osasco (SP) e APAB Blumenau (SC).

Na quinta-feira (6), o jogo 1 é entre Cruzeiro Basquete e Apab Blumenau, às 17h. Em seguida, às 19h30, a equipe santista estreia na Final Four, contra o Basket Osasco, no jogo 2

Na sexta-feira (7), às 18h, o perdedor do jogo 2 enfrenta o vencedor do jogo 1 e, às 21h, o perdedor do jogo 1 encara o vencedor do jogo 2. Dos confrontos, saem as disputas que definirão o pódio do Brasileirão, que acontecem sábado (7), na Arena Santos.

Quem não for torcer de perto pelos santistas, pode acompanhar os jogos ao vivo durante os três dias. O primeiro tem cobertura do Basquete Santos TV, no Youtube, e o segundo da Band Sports.

O Basquete Santos/BlueMed/Fupes/Inst. de Rosis garantiu a classificação para a Final Four do Brasileirão após uma disputa eletrizante, nas quartas de finais, contra o Esporte Club Vitória (BA). Em uma melhor de três partidas, o time santista venceu por 2 a 1. Antes disso, terminou a fase de classificação com seis vitórias em oito jogos, garantindo a liderança da Conferência Sérgio Macarrão.

Essa é a segunda temporada seguida em que o Basquete Santos chega ao Final Four do Campeonato Brasileiro. No ano passado a equipe santista disputou a competição e terminou em terceiro lugar, atrás do campeão Cruzeiro e do vice Liga Sorocabana.

O Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino é organizado pela CBB, o que o torna uma competição oficial de basquete nacional. Desde 2020, o Campeonato Brasileiro de Clubes se tornou a segunda divisão do basquete nacional.

Até o fim do ano passado, o campeonato da CBB dava uma vaga ao NBB, mas com um grande imbróglio judicial, a NBB deixou de ser um campeonato oficial, sendo assim, a decisão ainda está indefinida.

No ano passado, o time santista ainda foi bicampeão paulista da 1ª divisão e venceu de forma invicta os Jogos Abertos do Interior.

O Basquete Santos tem como Mantenedor a Fupes, como filiado o Inst De Rosis, como Patrocinador a Blue Med Saúde e como colaboradores o Bar do Carlinhos, Clínica Santa Marcelina, Inst Pierin e Overtime.