Cinema

Atriz santista Renata Carvalho apresenta novo filme e encanta público no Teatro Guarany

26/08/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

A boa filha à casa torna. A atriz Renata Carvalho foi a estrela da pré-estreia do filme Primeiros Soldados, na noite de quinta-feira (25), no Teatro Guarany (Centro Histórico). Nascida em Santos, a artista foi ovacionada ao final da sessão e também teve a chance de contar um pouco de sua trajetória ao público.

“Eu não apenas nasci em Santos, como também iniciei a minha trajetória nas artes em um curso gratuito de teatro no Municipal, em 1996. Hoje eu sei que há uma escola de artes cênicas aqui, que também é gratuita. É muito importante existirem políticas públicas para quem não tem condições de pagar”, comentou Renata.

Durante o bate-papo, que contou com a mediação da assessora técnica da Secretaria de Cultura, Raquel Pelegrini, Renata também falou sobre Manifesto Transpofágico, peça escrita por ela que, recentemente, virou uma obra literária e está ganhando traduções em cinco línguas. “Lembro-me da primeira vez que fui buscar livros que falassem sobre travestis e não havia nada. Desde então, me dedico para criar memória”.

A trajetória e, sobretudo, o talento de Renata já estão servindo de inspiração para jovens atores. A estudante de teatro, Clara Bronzeado, ficou impressionada com a atuação da atriz no filme Primeiros Soldados. “Foi uma aula de atuação e acho que ainda vou demorar um pouco para processar tudo que senti”.

Quem não pôde assistir à pré-estreia de Primeiros Soldados terá outras oportunidades a partir desta sexta-feira (26), com a estreia do filme no Cine Arte Posto 4 (Av. Vicente de Carvalho s/nº, orla do Gonzaga, próximo ao canal 3).

O longa conta uma história que se passa no Réveillon de 1983 para 1984, quando um grupo de jovens capixabas homossexuais decide celebrar o ano-novo junto, mas sem ter ideia do mal que estava por vir com o surgimento da Aids. Rodrigo de Oliveira assina a direção e o elenco conta, além de Renata Carvalho, com Johnny Massaro e Vitor Camilo. As sessões no Cine Arte acontecem às 16h, 18h30 e 21h. Entrada R$ 1,50 (meia) e R$ 3,00 (inteira).

As exibições seguem até dia 31, com exceção do domingo (28), quando a produção ‘Quem Tem Medo?’ terá sessões gratuitas nos mesmos horários. Também com participação de Renata, o documentário narra a ascensão da extrema direita no Brasil, a partir da perspectiva de artistas e suas obras censuradas. Direção: Henrique Zanoni, Dellani Lima e Ricardo Alves Júnior. Para as exibições gratuitas, a retirada de ingressos será realizada meia hora antes de cada sessão.